Pedro VirgílioEstudante
Univap foi um dos locais de prova em São José dos Campos
Giovana Bertti
O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi de expectativa para os estudantes de São José dos Campos, que chegaram cedo aos locais de prova. O aluno Pedro Virgilio, que está concluindo o Ensino Médio, preferiu antecipar a chegada para controlar o nervosismo.
"Eu cheguei antes para tentar me manter calmo. Esse tempo de espera me ajuda a entrar no clima e relaxar um pouco. A tensão é grande e esse controle do horário me faz bem", disse, momentos antes de entrar no local de prova.
Pedro VirgílioEstudante
Aluna do 2° ano do Ensino Médio, Emily Marchesi Flaustino vai fazer o Enem pela primeira vez, como treineira. "É importante para conhecer a prova e estar mais preparada para o próximo ano”.
Para muitos, o Enem representa um sonho. Esse é o caso da vestibulanda Ana Carolina Pacheco, que presta a prova pelo terceiro ano consecutivo. A estudante quer passar em Medicina na Universidade Federal de Itajubá.
"Por já ter feito a prova nos outros anos eu estou mais calma do que muitos outros concorrentes. Espero que isso me ajude a chegar onde quero", disse.
Uma das novidades do Enem neste ano é a divisão da prova em dois finais de semana. Neste domingo, as disciplinas exigidas são as de Linguagens, Ciências Humanas e Redação. No próximo dia 12 serão aplicadas as provas de Matemática e Ciências da Natureza.
O tema da Redação, segundo divulgou o Twitter do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é sobre os 'Desafios para Formação Educacional de Surdos no Brasil'.
Pela primeira vez, o Enem terá videoprovas em Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). A prova em Libras é um recurso que facilita a realização do exame para surdos e pessoas com deficiência auditiva que, por terem sido alfabetizados na linguagem dos sinais, têm mais dificuldade para realizar provas escritas.
Ana Carolina quer passar em Médicina na Universidade Federal de Itajubá
Giovana Bertti / Meon
Emily Marchesi Flaustino está fazendo a prova esse ano para experiência, como treineira
Giovana Bertti / Meon
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.