A Polícia Rodoviária Federal (PRF) publicou uma lista com 8 passos cruciais para quem deseja fazer uma viagem segura pelas estradas. Seguindo essas orientações, motoristas podem reduzir os riscos de acidentes e garantir uma jornada mais tranquila. Confira as recomendações:
Planejamento da viagem: Antes de pegar a estrada, verifique as condições das estradas e o clima. Planeje paradas para descanso a cada uma ou duas horas, especialmente em viagens longas. Não dirija se estiver cansado ou com sono e faça a manutenção do veículo, checando pneus, freios, luzes e níveis de óleo e combustível.
Uso do cinto de segurança e cadeirinhas: O motorista é responsável por garantir que todos os passageiros usem o cinto de segurança, e que as crianças estejam em cadeirinhas adequadas ao peso e idade.
Ultrapassagens seguras: Ultrapasse apenas quando a sinalização permitir, houver visibilidade suficiente e a distância entre veículos for segura.
Ajuste de velocidade: Adapte sua velocidade às condições da estrada e aos limites estabelecidos. Reduza a velocidade em locais com curvas, aclives ou declives.
Visibilidade comprometida: Em casos de chuva, neblina ou fumaça, diminua a velocidade e procure um local seguro para parar até que a visibilidade melhore. Nunca pare no acostamento. Mantenha distância do veículo à frente e evite o uso de farol alto.
Curvas fechadas: Ao se aproximar de uma curva fechada, reduza a velocidade e troque de marcha antes de entrar na curva. Durante o trajeto, evite frear ou trocar de marchas.
Evite capotamentos nas retas: Respeite os limites de velocidade para ter tempo de reagir a obstáculos na pista e evitar capotamentos.
Condições de chuva: Reduza a velocidade, evite freadas bruscas e mantenha distância segura do veículo da frente. Aumente a distância de frenagem em pistas molhadas e cuide para evitar aquaplanagem.
Excesso de veículos trava o trânsito em Ubatuba
Mais carros ainda chegarão à cidade
Galpão ao lado de quiosque pega fogo, em Ubatuba
Não há registro de vítimas
Morre Renato Tommaso, baixista do Jota Quest, aos 54 anos
Comunicado foi feito pelo vocalista Rogério Flausino
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.