Parceiros quererm garantir abrigo e cuidados a animais abandonados
Arquivo/Meon
Os presídios de Taubaté e Tremembé serão a nova moradia para mais de 200 animais domésticos em situação de rua. A parceria de R$ 200 mil, custeada pela Prefeitura de Taubaté, com mão de obra da Secretaria da Administração Penitenciária, e autorização da 1ª Vara de Execuções Criminais (VEC) da Comarca de Taubaté, irá construir um canil na P1 de Tremembé e um gatil no CDP de Taubaté.
O objetivo do convênio é garantir abrigo e cuidados para cães e gatos abandonados, além de oferecer oportunidade de trabalho e remição de pena para reeducandos do regime semiaberto. Ao todo, 10 reeducandos da P1 de Tremembé e do Pemano serão empregados na construção. Posteriormente, será definida a quantidade de detentos que receberão capacitação e irão atuar no manejo dos animais.
“Formamos alianças com instituições sérias para abraçar uma causa importante para a sociedade. O projeto irá suprir a carência afetiva dos presos e, ao mesmo tempo, proporcionará bons tratos aos animais”, afirma o secretário Lourival Gomes.
A juíza Sueli Zeraik de Oliveira Armani, corregedora da 1ª VEC de Taubaté, considera que os resultados serão positivos tanto na ressocialização dos detentos, uma vez que o manejo com animais desenvolve o senso de responsabilidade, quanto na vida dos bichos envolvidos no processo, que recebem carinho nos abrigos.
“O amor é a tônica dos animais e a troca energética com presos é importante no desenvolvimento da afetividade, além de possibilitar a capacitação dos sentenciados que, por meio de parcerias, podem aprender técnicas de banho e tosa”, reflete a juíza sobre a ideia que surgiu com a intenção de diminuir o número de cães e gatos em estado de abandono na região, sobrecarregando os Centros de Zoonoses, como o de Taubaté, que abriga 500 animais.
Os abrigos terão espaços coletivos e individuais para os animais, com solário, sala de vacinação e de banho. O canil e o gatil serão construídos na área externa das unidades prisionais, com acesso à sociedade. Os cães e gatos serão vacinados, vermifugados e castrados e estarão disponíveis para adoção.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.