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Presença online para o crescimento de pequenas empresas

Especialista fala sobre a importância desta prática

Escrito por Reinaldo Moreira

03 JUL 2024 - 17H38 (Atualizada em 03 JUL 2024 - 17H49)

Divulgação

De acordo com uma pesquisa mundial realizada pela GoDaddy, descobriu-se que a importância de ter uma presença online é reconhecida pelos pequenos e médios empreendedores, principalmente no Brasil.

De forma global, 64% dos proprietários de pequenas empresas disseram que obtêm até metade de sua receita anual com canais de vendas online, e 37% relataram que obtêm de 51% a 100% de sua receita com esses canais.

Sobre o assunto, conversamos com Francisca Jaqueline Vieira, Gerente Geral de Vendas Sênior na Conserv Produtos LTDA & Nogueira Tecnologia LTDA, em São Paulo, líder comprovada em vendas com um histórico de impulsionar o crescimento ano após ano no GR GROUP e especialista em construção de relacionamentos e treinamentos de equipes de vendas. De acordo com ela, a presença online permite que as empresas alcancem clientes de diversas regiões, superando o limite alcançado por uma loja física.

“Esse fator expande de forma significativa a base de clientes potenciais de uma empresa e abre novas oportunidades de mercado”, acrescenta.

A profissional, que já liderou diversas iniciativas estratégias de vendas e utilizou de sua expertise para garantir contratos de alto valor, alcançando expansões significativas de território, acrescentou sobre o assunto: “As pequenas empresas, trabalhando com as vendas online, podem diminuir os seus gastos com custos operacionais, aluguel de espaços e despesas com manutenção das lojas. Dessa forma, conseguem investir mais em marketing digital e melhorias dos produtos”.

Ainda segundo o estudo, há um número significativo de Pequenas e Médias empresas no Brasil que obtêm mais da metade da sua receita com vendas online quando comparado a outros países. O Brasil está à frente dos Estados Unidos, Colômbia e Espanha, por exemplo.

De acordo com os dados, 61% dos entrevistados em todo o mundo relataram usar um site, uma loja online ou uma combinação deles como canal de vendas. Sobre isso, Jaqueline, que possui excelência em gestão de equipe e apresentações de vendas, sempre buscando o melhor em relação à produtividade da equipe e a reputação da empresa, pontuou que os consumidores buscam cada vez mais conveniência na hora das compras.

“As vendas online oferecem aos clientes a flexibilidade de comprar a qualquer hora e de qualquer lugar. Esses fatores são capazes de aumentar as vendas e a satisfação do cliente”, complementa a especialista.

Adaptabilidade e inovação no mercado Estar presente no mundo online permite que as pequenas empresas respondam rapidamente às mudanças do mercado e às preferências dos consumidores. Sobre isso, Jaqueline disse que, dessa forma, as empresas podem lançar novos produtos, ajustar preços e testar diferentes estratégias de marketing de uma forma ainda mais ágil.

“O marketing digital oferece diversas ferramentas acessíveis para pequenas empresas, de forma que essas ferramentas ajudam a aumentar a visibilidade e atrair mais clientes para a loja online”, completa a expert em vendas.

Jaqueline, em todos seus anos de experiência, já negociou e fechou acordos com grandes clientes, monitorando e analisando métricas de desempenho, além de alcançar crescimentos consistentes ano após ano em geração de receita e expansão de território através de planejamento e execução estratégicos. A especialista também já dirigiu equipes de suporte de vendas em tarefas administrativas buscando auxiliar representantes de vendas a fechar negócios.

Para ela, que já desenvolveu e implementou diferentes estratégias de vendas eficazes, liderando membros da equipe de vendas em todo o país, vender de forma online permite que as empresas diversifiquem seus canais de vendas, reduzindo a dependência de um único ponto de venda.

“Estar presente de forma online, com uma presença bem gerida, pode transformar a reputação de uma empresa. Contar com as avaliações positivas dos clientes aumenta ainda mais a credibilidade de um negócio, atraindo mais consumidores”, finaliza.

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Por Reinaldo Moreira, em RMVale

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