A Prefeitura de Taubaté anunciou nesta terça-feira (4) a transferência de parte dos alunos das escolas municipais localizadas no complexo Jardim dos Estados. A decisão foi tomada após uma vistoria da Defesa Civil e da Secretaria de Obras, que identificou problemas estruturais graves no prédio.
+ Leia mais notícias da RMVale
+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp
As escolas afetadas são a Professora Marilda Prado Yamamoto, de Educação Infantil, e a EMEF Aldeeira Sophia de Faria Rosa Martins Ferreira, de Ensino Fundamental. Segundo a prefeitura, a unidade de educação infantil precisará ser totalmente interditada, enquanto o prédio da escola fundamental teve o piso superior fechado emergencialmente e parte do térreo parcialmente interditado.
O laudo técnico apontou comprometimento estrutural, principalmente no telhado e nas vigas de sustentação. Como medida emergencial, a prefeitura determinou que os 53 alunos da escola Marilda Prado Yamamoto sejam transferidos para o prédio onde funcionava a creche Mamãe Coruja, no bairro Jardim Califórnia, a cerca de 600 metros do local. Já os estudantes do 4º e 5º anos da escola Aldeeira Sophia de Faria Rosa Martins Ferreira serão realocados para a Escola Anna dos Reis Signorini (Sedes), enquanto os alunos do 1º ao 3º ano continuarão na parte segura do prédio atual.
A mudança começará na quinta-feira (6), e os pais já foram informados sobre as novas diretrizes.
Histórico da escola e polêmica na compra
O complexo Jardim dos Estados é a antiga escola particular Saad, adquirida pela Prefeitura de Taubaté em 2021 por aproximadamente R$ 21 milhões. A compra do imóvel é alvo de uma ação do Ministério Público, que acusa o ex-prefeito José Saud (PP) de improbidade administrativa, alegando um sobrepreço de R$ 3,4 milhões na transação.
O MP chegou a pedir a indisponibilidade dos bens dos envolvidos, mas a Justiça negou a solicitação em caráter de urgência. O processo segue em andamento.
Guerra comercial entre EUA e China se intensifica
Trump impõe barreiras a produtos chineses e Pequim reage com medidas sobre importações americanas
Lula estabelece limite para ultraprocessados na merenda escolar
Medida restringe presença desses alimentos no cardápio das escolas públicas
Temporal causa alagamentos em São José e cidade segue em alerta
Chuvas intensas atingiram a cidade nesta terça-feira (4)
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.