O Prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias (PSD) anunciou na tarde de ontem (24) a municipalização de 17 escolas, até então estaduais, na cidade.
O anuncio, que já era comentado pela população desde o domingo, foi oficializado em live especial que explicava como funcionará o processo e quais são essas escolas.
+ Leia mais notícias da RMVale
+ Receba as notícias do Meon pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/FZRHExhymUn5bSqNIKqHyG
O processo foi iniciado ontem e até o início de 2023 todas as escolas já estarão sob administração do poder público municipal. As escolas atendem alunos do 1º ao 5º ano, os chamados anos iniciais do ensino fundamental.
Aproximadamente oito mil alunos de todas as regiões da cidade devem ser transferidos para o município e os professores efetivos ou estáveis poderão optar por continuar trabalhando nas escolas ou se transferir para outras escolas estaduais.
Uma das escolas que será municipalizada será a EE Santana do Paraíba, a escola mais antiga da cidade, com 102 anos de existência. Ela fica no bairro de Santana, ao lado da Igreja Matriz de Santana e é considerada patrimônio histórico do bairro e da cidade.
Segundo a prefeitura, com este acordo cerca de 90% dos alunos dos anos iniciais na cidade estarão sob tutela da rede municipal de ensino. Os demais seguirão sob tutela da rede estadual, também nos anos finais (6º ao 9º ano).
Ainda segundo a pasta, a mudança deverá ter um custo de R$ 30 milhões por ano e ela faz parte da determinação do Plano Municipal de Educação, que prevê a municipalização das escolas estaduais de ensino fundamental até 2025, de forma gradativa.
Confira a lista das escolas municipalizadas por região:
Centro
Leste
Norte
Sudeste
Sul
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.