Preços nos supermercados da RMVale podem variar até 746%
Arquivo/Meon
Uma pesquisa realizada em 86 supermercados da RMVale constatou uma diferença de preços de até 746% entre os estabelecimentos em agosto. O levantamento foi feito por alunos de Administração de Empresas e Engenharia da ETEP de São José dos Campos.
O estudo em lojas de São José dos Campos, Taubaté, Jacareí, Caçapava, Guaratinguetá, Caraguatatuba, Igaratá, avaliou preço de 56 itens.
Dentre os preços que apresentaram maior variação, estão o arroz branco (pacote com 5kg), com variação de 218%; o corte de carne de acém (kg), com variação de 244%; o feijão (pacote com 1kg), com porcentagem de 317; o pão francês (kg), com variação de 433%.
O frango resfriado, com variação de 570%; o tomate para salada (kg), com 587%, e a batata (kg), que apresentou a maior variação,746%, sendo menor preço encontrado a R$ 0,69 e o maior a R$ 5,15.
“Estávamos esperando uma variação dessas. São vários fatores que interferem, como a localização do supermercado, o público-alvo. Muitos estabelecimentos usam um preço que chamamos de âncora, aquele que é o mais baixo e vai atrair o consumidor”, comenta o professor Saulo Carvalho, responsável pela pesquisa.
A cada mês, a pesquisa é publicada e cerca de 90 alunos desenvolvem o projeto. “Estamos no segundo ano desse trabalho e o nosso foco sempre é fazer a pesquisa de mercado. A nossa pesquisa tenta abranger mais itens do que na cesta básica. É uma ferramenta muito importante”, conclui Carvalho.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.