Por Meon Em RMVale

Preço da cesta de material escolar tem variação de 161,03% na região

Levantamento de preço foi feito em São José e Taubaté em janeiro

materialescolar

Levantamento de preço foi feito pelo Nupes entre os dias 16 e 26 de janeiro

Arquivo

O preço de material de escolar teve uma queda de 9,19% em janeiro deste ano comparado ao mesmo período de 2017, segundo pesquisa realizada pelo Nupes (Núcleo de Pesquisas Econômico-Sociais), da Unitau. A variação de preço da cesta com 12 itens de material escolar entre as lojas pesquisadas chega a 161,03%.

O Nupes levantou preço em 10 lojas de São José dos Campos (5) e Taubaté (5), entre os dias 16 e 26 de janeiro.

De acordo com a pesquisa, em geral os produtos apresentaram queda, com exceção do caderno capa dura 96 fls e o papel sulfite.  Os produtos que apresentaram maiores reduções de preço foram: lápis preto -38,82%, borracha -39,33% e giz de cera -37,52%.

Para o Nupes, as possíveis razões, na queda nos preços do material escolar, podem ser atribuídas à importação de produtos chineses mais baratos e à retração da renda das famílias limitando a vendas no mercado.  

Os dois produtos que apresentaram comportamento distinto foram, papel sulfite, ficando com preço estável; e caderno com aumento de 9,13%. Ambos produtos são, quase que na sua totalidade compostos de celulose de fibra curt,  que sofreu sucessivos aumentos no mercado internacional. 

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Variação

Comparando os produtos com os menores preços (R$ 124,24) com os produtos de maiores preços (R$ 324,30) observa-se uma diferença de 161,03%.  As razões apontadas para essas variações dos preços incluem qualidade, origem (nacional ou importado) e personagens estampados nos produtos. Veja abaixo as razões destacadas pelos Nupes em cada produto:

  1. apontador 2.700,00% - qualidade, entrou na pesquisa apontador com depósito (mais caro) e sem depósito (mais barato), cabe destacar, ainda, os produtos importados e nacionais;

  2. giz de cera 283,41% - marca e motivo estampado na caixa;

  3. borracha 271,19% - qualidade (natural ou sintética) e marca

  4. cola 254,55% - marca; produtos nacionais mais tradicionais e caros, marcas importadas da Ásia, mais baratas.

  5. caderno capa dura 213,33% - motivo estampando na capa do caderno (mais caro) e sem motivo (mais barato), não tem problema de qualidade;

  6. lápis 181,82% - qualidade e marca;

  7. tesoura 168,96% - qualidade do produto. As de baixa qualidade mastigam o papel em vez de cortá-lo;

  8. mochila 168,29% - marca e motivo estampando no produto – obs. Só foram pesquisadas mochilas com padrão semelhantes de qualidade;

  9. régua 118,75% - qualidade, entrou na pesquisa régua de acrílico (mais cara), com isso diferenças menores;

  10. lápis de cor 101,09% - marca e motivo estampado na embalagem (mais caros) e sem motivo (mais baratos), marcas nacionais e importadas;

  11. papel sulfite 98,65% - marca, não tem problema de qualidade

  12. canetas hidrocor 57,94% - qualidade e marca. As mais baratas duram pouco tempo, estragando o bico das canetas e outro aspecto é que algumas são laváveis (mais caras) e outras não (mais baratas).

 

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Considerando a variação dos preços e de qualidade entre os produtos, o Nupes faz as seguintes orientações ao consumidor:

 

a) tomar cuidado com os produtos cuja razão da variação está escrito “qualidade”, ou seja, o barato pode sair caro, evitar comprar o mais barato;

b) produtos cuja razão da variação são “marca” ou “motivo estampado no produto” e que não tenham problema de “qualidade” devem ser comprados àqueles com preços menores;

c) utilizar sempre o material que sobrou do ano passado;

d) quando for fazer a compra do material escolar não levar a criança junto, uma vez que ela vai sempre querer as que têm “motivos estampados” e por isso são mais caros;

e) evitar comprar em apenas uma loja, fazer sempre a pesquisa;

f) formar grupo com famílias e comprar em lojas de atacados, onde normalmente se vende quantidades maiores com preços menores;

g) cuidado com as marcas que vendem apenas produtos importados (China) cuja qualidade do produto se apresenta inferior aos nacionais, além disso, o dólar nesse momento está valorizado;

h) convença ao filho em adquirir os produtos sem “motivos estampados” (sempre mais baratos) em troca de comprar nas bancas selos ou adesivos com os motivos da preferência do filho e estampá-los onde for necessário;

i) - evite compras de última hora. O tumulto e a correria podem ocasionar maus negócios.

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