Votação foi aprovada por todos vereadores da Câmara de Jacareí
Divulgação
A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) proposta pelo vereador Rodrigo Salomon (PSDB) que vai investigar o contrato entre a Santa Casa de Jacareí e o Centro de Prevenção e Reabilitação da Deficiência da Visão (Próvisão) de São José dos Campos foi aprovada por unanimidade na manhã desta quarta-feira (9), em votação realizada na Câmara da cidade.
A votação foi aprovada por todos os vereadores da casa, que inclui a presidente da casa Lucimar Ponciano (PSDB), Valmir do Parque Meia Lua (PSDC), Abner de Madureira (PR), Dra. Márcia (PV), Aderbal Sodré (PSDB), Arildo Batista (PT), Rodrigo Salomon (PSDB), Fernando da Ótica Original (PSC), Juarez Araújo (PSD), Luís Flávio (PT), Paulinho do Esporte (PSD), Paulinho dos Condutores (PR) e Sônia Patas da Amizade (PSB).
Na investigação, o legislativo vai checar o contrato de gestão hospitalar da Próvisão com a Santa Casa, vigente entre outubro de 2014 e setembro de 2015. Os principais pontos da investigação são com relação a um atraso de dois meses no pagamento de salários de médicos que atuavam no hospital durante a parceria. Além disso, a CPI indaga que a Próvisão teria feito um empréstimo de R$ 10 milhões em nome da Santa Casa nesse período, sem explicações para o que esse dinheiro seria utilizado.
“São 18 ações judiciais de médicos que trabalhavam na Santa Casa e querem o pagamento dos dois meses de atraso no salário. Além disso, a Provisão realizou um empréstimo de 10 milhões e deixou para a Santa Casa pagar essa dívida, que está sendo parcelada e atrapalha demais o fluxo de caixa”, afirma o presidente da CPI, Rodrigo Salomon.
Os próximos passos da CPI são analisar a contabilidade do contrato na época e, também solicitar cópias de documentações da Santa Casa, além de checar os processos dos 18 médicos que estão cobrando pagamento da instituição.
Outro lado
Em entrevista à reportagem do Meon, a comunicação da Próvisão não se manifestou com respeito às declarações de Salomon. Em nota, o hospital afirma que “os valores que estão sendo pleiteados, na sua grande maioria é para pagamento de empresas que colocaram seus profissionais médicos para complementar os atendimentos no município e na Santa Casa”.
Além disso, a Próvisão diz que está tranquila quanto ao resultado da CPI. “Vimos com muita tranquilidade esse movimento, pois entendemos ser um caminho definitivo para a resolução das pendências”, completa.
Já a Prefeitura de Jacareí afirma que não tem nada a ver com o imbróglio e que os responsáveis pelo problema fazem parte da administração anterior, no caso, do ex-prefeito Hamilton Mota (PT).
Investigações
Em 2015, a Santa Casa de Jacareí foi investigada por conta do desaparecimento de mais de 18 mil exames de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que, após a investigação, que não houve nenhum crime, mas uma “falha no sistema de armazenamento de laudos e exames dos pacientes”.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.