Prefeitura divulga megaempreendimento como importante símbolo visual
Divulgação/PMSJC
O prefeito Felicio Ramuth (PSDB), junto ao secretário de Mobilidade Urbana, Paulo Guimarães, oficializaram o início das atividades para a construção da ponte estaiada na rotatória do Jardim Colinas, nomeada pela gestão como ‘Arco da Inovação’, e apresentada como a solução para os problemas de congestionamento no trecho de ligação da região central com a zona oeste de São José dos Campos.
O megaempreendimento, orçado em R$ 62,9 milhões pela atual administração, já havia sido apresentado em 2010, no governo Eduardo Cury (PSDB), quando o atual secretário de Governança, Anderson Farias Ferreira, estava à frente da pasta responsável pelo projeto. À época, a obra estava orçada em R$ 50 milhões.
Segundo a secretaria de Mobilidade, o trecho de ligação das avenidas São João, Eduardo Cury e Jorge Zarur recebe diariamente 180 mil veículos com destinos a todas as regiões. Atendendo mais de 13 mil automóveis somente nos horários de picos, além de ser percurso de 18 linhas do transporte coletivo.
“O projeto da ponte estaiada alinha técnica e estética. O megaempreendimento, solução para a área de mobilidade urbana, desponta também como importante símbolo visual de São José dos Campos. O Arco da Inovação foi projetado pelo engenheiro Catão Francisco Ribeiro, considerado o ‘pai das pontes estaiadas’”, destaca a prefeitura.
O cronograma da administração municipal prevê a entrega da ponte em 14 meses a partir do inicio da construção. Com o edital já disponibilizado, a escolha da empresa responsável pela obra deve acontecer em 23 de maio, finalizando a assinatura do contrato e emissão da ordem de serviço em junho.
“O megaempreendimento, entre as avenidas São João e Jorge Zarur, será financiado pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), no valor global de R$ 62,9 milhões”, diz.
Arco da Inovação
O projeto idealizado pelo mesmo engenheiro responsável pela obra da ponte Octavio Frias de Oliveira, em São Paulo, traz o diferencial de se tratar da única ponte do Brasil em arco e curva.
A proposta prevê uma arquitetura viária complexa, com dois viadutos em formato de ‘X’. Sob a ponte estaiada (tipo de um viaduto sustentado por cabos de aço) deve passar outro viaduto convencional que servirá como corredor entre as avenidas Jorge Zarur (sentido bairro) e Cassiano Ricardo.
O viaduto inferior terá 267 metros de comprimento e o superior, 349 metros. O mastro central terá 100 metros de altura.
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