O Poliedro Colégio irá realizar simultaneamente dois eventos destinados aos estudantes do ensino fundamental, entre os dias 7 a 9 de outubro. Um deles será a décima edição do PoliONU Teen, simulação estudantil da Organização das Nações Unidas (ONU), voltado aos alunos do 9º ano; e o Fórum Social 2022, baseado no Fórum Mundial Social e voltado aos estudantes do 8º ano.
+ Leia mais notícias da RMVale
+ Receba as notícias do Meon pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/Led8JTzToBSEKCgdlKiFyX
Ambos os eventos contam com debates que mostram problemas do Brasil e de outros países que podem afetar, direta ou indiretamente, toda a sociedade. Com as iniciativas, o Poliedro quer estimular a vivência de experiências e o senso de cooperação e empatia dos alunos para desenvolver a consciência cidadã e uma formação integral. Os eventos não são abertos ao público.
“As simulações proporcionam ao estudante a oportunidade de exercer o protagonismo e desenvolver habilidades de argumentação, de oratória e de relacionamento interpessoal”, diz Flávio Jose dos Santos Lima, coordenador de Ensino Fundamental - Anos Finais do Poliedro Colégio.
“Do ponto de vista pedagógico, faz com que o jovem pense em questões mundiais e proponha soluções, se colocando no lugar de outros indivíduos e construindo o conhecimento junto aos demais colegas. Muitas vezes, essa é a primeira experiência do aluno de aprofundamento nas temáticas sociais, ambientais e econômicas”, conclui.
O PoliONU Teen e o debate de temas da agenda internacional
Organizado com a ajuda de estudantes do Ensino Médio e destinado aos alunos do Ensino Fundamental (9º ano) do Poliedro, o PoliONU Teen contará com a participação de cerca de 70 jovens durante os três dias de atividades. Reunidos em comitês, eles vão desempenhar diferentes profissões, como diplomatas, chefes de Estado, jornalistas, juízes, advogados e promotores, e representar diversos países em discussões de temas da agenda internacional, como geopolítica, economia, meio ambiente, cultura e história.
Nesta edição, as equipes representarão órgãos importantes como o Comitê das Nações Unidas para o Uso Pacífico do Espaço Exterior (Copuos), que abordará o tema “O uso pacífico das atividades espaciais para o desenvolvimento humano” e a Organização Internacional do Trabalho (OIT), que trará como tema central “Indústria têxtil na pandemia: a precarização e fragilização socioeconômica”.
O Fórum Social 2022 e as questões da sociedade civil
Já o Fórum Social 2022, organizado pela coordenação pedagógica e alunos do Poliedro que já participaram de outras edições do evento, é voltado para alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. Baseado no Fórum Social Mundial, vai discutir questões econômicas, ambientais e sociais. Os cerca de 60 participantes representam, durante a simulação e os debates, a sociedade civil organizada; ou seja, os cidadãos.
Questões sobre as temáticas “O planeta do futuro”; “Princípios democráticos e injustiça social” e “Desafios da sociedade contemporânea” serão debatidas, com o objetivo de desenvolver propostas e alternativas para uma transformação social, assim como estimular a troca de ideias e experiências entre os participantes.
Neste ano os eventos contarão com a participação de um representante da rede Gerando Falcões, em uma palestra de abertura que abordará o tema “Liderança Social”. A programação conta ainda com atividades recreativas entre os estudantes no período da noite, uma tradição que ajuda a criar um clima de descontração e aproximar os participantes.
SERVIÇO:
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.