A Polícia Militar apresentou, nesta quarta-feira (26), o Programa VIDA (Vigilância, Inteligência, Defesa e Ação), uma nova iniciativa voltada para a segurança pública na Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte (RMVale). O projeto visa aprimorar a integração entre a PM e o Poder Judiciário por meio de tecnologia, incluindo o uso de Inteligência Artificial (IA).
+ Receba as notícias do dia - Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp
Com foco na fiscalização de medidas protetivas e no monitoramento de detentos em saídas temporárias, o programa busca reforçar a sensação de segurança, garantir a proteção de agentes públicos e reduzir a impunidade. Entre as ações previstas estão o acompanhamento de casos da Patrulha Maria da Penha e o rastreamento de indivíduos sob medidas judiciais.
A ferramenta central do programa é o aplicativo VIDA, acessível por policiais em smartphones e tablets. A plataforma permite o registro da localização do agente, a identificação da pessoa protegida e a verificação de possíveis violações de medidas judiciais. Caso seja constatado o descumprimento das regras, a informação é enviada diretamente ao sistema para providências imediatas, que podem incluir a revogação de benefícios concedidos ao infrator.
O evento de lançamento ocorreu na sede do COPOM, em São José dos Campos, e contou com a presença do coronel Luiz Fernando Alves, comandante do Policiamento do Interior – 1, da juíza Sueli Zeraik de Oliveira Armani, coordenadora da 9ª Região Administrativa Judiciária, e do juiz Carlos Gutemberg dos Santos Cunha. Prefeitos da RMVale também participaram da cerimônia.
+ Receba as notícias do dia - Clique AQUI
Criado em Sertãozinho em 2018, o programa VIDA já foi implementado em diversas regiões do estado, como Ribeirão Preto, Campinas e Santos. Agora, com sua chegada ao Vale do Paraíba, a expectativa é fortalecer o trabalho das forças de segurança e otimizar a atuação policial por meio da tecnologia.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.