A Câmara Municipal de Jacareí vota nesta quarta-feira (9), a partir das 9h, a revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial, um dos cinco projetos previstos na 10ª Sessão Ordinária do ano. A proposta foi enviada pelo prefeito Celso Florêncio (PL) e atualiza a lei complementar nº 49/2003, que define diretrizes para o crescimento urbano da cidade.
Com mais de 160 artigos, o novo texto é resultado de um processo participativo que envolveu moradores de 26 bairros, técnicos e representantes da sociedade civil. As ideias surgiram durante pré-conferências realizadas em novembro de 2024 e foram consolidadas na Conferência Final da Cidade, em dezembro do mesmo ano.
A revisão atende a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a Prefeitura, o Ministério Público e a Defensoria Pública, com base em uma Ação Civil Pública movida em 2018. O processo contou com apoio técnico da Universidade do Vale do Paraíba (Univap) e seguiu seis etapas — desde o diagnóstico técnico da cidade até as oficinas e debates com a população.
+ Receba as principais notícias do dia - Clique AQUI
Entre os temas abordados estão zoneamento, uso do solo, desenvolvimento econômico, preservação ambiental e planejamento urbano. A proposta precisa ser aprovada em dois turnos e receber pelo menos sete votos favoráveis para passar pelo crivo da Câmara, conforme determina a Lei Orgânica do Município.
Saiba quem é o novo comandante-geral da PM de São Paulo
Coronel José Augusto Coutinho foi comandante da Rota
Colômbia declara emergência sanitária devido a surto de febre amarela
Governo observa números de resultados positivos
MEON participa de entrevistas com prefeitos na Record Vale
Destaque para os 100 primeiros dias de mandato
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.