Pindamonhangaba sediará o 9º Encontro do Cone Leste Paulista de Modelismo Ferroviário, que acontecerá nesse sábado (5), das 9h às 16h30, no complexo ferroviário da cidade (Armazém da Lagoa - Praça Sete de Setembro), terá entrada franca e reunirá amantes deste hobby de várias cidades da região.
+ Receba as notícias do dia - Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp
Organizado pelo produtor de eventos Ernesto Paparelli, que também é um aficionado pelo hobby, este 9º encontro tem o apoio da Prefeitura de Pindamonhangaba e patrocinadores.
De acordo com Paparelli, este encontro sempre é muito aguardado pelos fãs de trens elétricos em miniatura. “Nossa região reúne muitos praticantes deste hobby, e costumamos receber praticantes de vários estados. Decidimos realizar mais um encontro em Pindamonhangaba devido ao sucesso do ano passado, e o público presente confirmou isso, superando nossas expectativas”, afirma.
Durante o evento, o público poderá conhecer algumas maquetes e obter informações sobre este fascinante hobby. “O ferreomodelismo, ou modelismo ferroviário, é a porta de entrada a um mundo cheio de expectativas e realizações. Mostras, encontros, convenções e shows de ferreomodelismo são uma ótima justificativa para viajar e conhecer novos lugares e pessoas, além de passeios de trem por lugares exóticos e fantásticos”, conclui. O 9º Encontro do Cone Leste Paulista de Modelismo Ferroviário terá maquetes, dioramas e lojas sobre o hobby.
Seja para relaxar, divertir-se, desestressar ou mesmo cultivar o amor pelas ferrovias, muitas pessoas têm aderido ao hobby do ferreomodelismo, afinal, o trem elétrico é uma excelente opção para quem está procurando algo para entreter a mente e passar o tempo.
História do hobby
O ferreomodelismo é um dos hobbies mais antigos do mundo, e sua origem remonta ao período em que o transporte ferroviário foi adotado massivamente. As primeiras miniaturas de trens foram fabricadas por volta de 1830, por artesãos alemães. De lá para cá, muita coisa mudou, principalmente no Brasil, onde o transporte de passageiros pelas ferrovias deixou de acontecer, com exceção dos passeios turísticos. Mesmo assim, a paixão de algumas pessoas por este hobby se intensificou.
“O ferreomodelismo é uma mistura de entretenimento, baseado em modelos de escala, e arte, pois os amantes deste hobby ficam fascinados quando começam a construir suas maquetes, fazer toda a parte de decoração e cenário e projetar as construções. É preciso ter capacidade de observação para se construir uma maquete, pois todo esse trabalho de reprodução do mundo real é totalmente artesanal”, comenta Lucas Frateschi, diretor da Frateschi Trens Elétricos. As pessoas pensam que o transporte ferroviário morreu, mas ele está vivo e em expansão. A ferrovia é de valor estratégico imprescindível para um país como o Brasil, e este crescimento ajuda a fomentar ainda a mais a paixão que muitos brasileiros têm pelos trens, sendo que muitos passam o hobby do ferreomodelismo para as futuras gerações”, finaliza Lucas.
Serviço
9º Encontro do Cone Leste Paulista de Modelismo Ferroviário
Data: 5 de abril
Horário: 9h às 16h30
Local: Complexo ferroviário de Pindamonhangaba, Armazém da Lagoa – Praça 7 de Setembro
Informações: (12) 99723-1092
Allan dos Santos é multado por Moraes em R$ 15 mil por dia
Punição é por desrespeitar bloqueio nas redes sociais
CBF mira anúncio de novo técnico da Seleção até início de junho
Jorge Jesus lidera as preferências
Ônibus sem controle bate em poste no Jardim Aquarius
Veículo estava parado quando começou a se mover sozinho
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.