Operação Prato Feito investiga desvio em 30 municípios e no DF
Colaboração
A Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União deflagraram nesta quarta-feira (9) a “Operação Prato Feito” em São Sebastião. São investigadas irregularidades na gestão do ex-prefeito de São Sebastião Ernane Primazzi (PSC) que exerceu mandatos entre os anos de 2009 a 2016. Outros municípios dos estados de São Paulo, Paraná, Bahia e Distrito Federal também estão sendo investigados.
De acordo com a Polícia Federal, a investigação começou em 2015 com a finalidade de apurar denúncias de desvios de recursos públicos destinadas à educação e na cidade do RMVale foram cumpridos mandatos de busca e apreensão. Outros 154 mandados também foi cumpridos em outros municípios, além de afastamentos preventivos de agentes públicos e decisões de suspensão de contratação com o poder público referente a 29 empresas e seus sócios foram cumpridos.
As investigações apuraram que o grupo agia em 30 cidades, contatando prefeituras por meio de lobistas, para direcionar licitações de fornecimento de recursos federais para a educação destinados ao fornecimento de merenda escolar, uniformes, material didático e outros serviços.
A operação conta com 85 suspeitos: 13 prefeitos, quatro ex-prefeitos, um vereador, 27 agentes públicos e outras 40 pessoas de empresas privadas. Segundo a PF, 65 contratos estão sendo investigados e os valores desviados ultrapassam R$ 1,6 bilhão.
Outras Operações
O ex-prefeito de São Sebastião Ernane Primazzi (PSC) foi alvo de uma operação da Polícia Federal em novembro de 2017. Na época, a PF, a Controladoria-Geral da União e o Ministério Público Federal deflagraram a a Operação Torniquete, que investigava desvios de verbas públicas.
De acordo com a Polícia Federal, a investigação começou em 2016 com a finalidade de apurar denúncias de desvios de recursos públicos repassados pelo município ao Hospital de Clínicas de São Sebastião.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.