Neste final de semana (16 e 17), pescadores e moradores residentes próximos ao Rio Paraíba do Sul, em Caçapava, região do Vale do Paraíba-SP, têm denunciado nas redes sociais uma grande quantidade de peixes mortos surgindo pelo rio.
+ Leia mais notícias da RMVale
+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp
Nas margens do Paraíba, o pescador Marcelo, morador de Caçapava, divulgou um vídeo nas redes onde é possível avistar centenas de peixes mortos boiando na superfície no trecho do rio próximo ao bairro Eldorado, no município de Caçapava.
Entidades e organizações não-governamentais da cidade estão denunciando o ocorrido à CETESB e demais órgãos reguladores e fiscalizadores do meio ambiente da região, além da Prefeitura de Caçapava e do seu Departamento de Meio Ambiente também já terem acionado, mas, até esse momento, não houve resposta das autoridades sobre o caso.
Vale ressaltar que Caçapava tem sido ameaçada com o projeto de uma megausina termelétrica movida a gás metano fóssil, de responsabilidade da empresa Natural Energia, que, se instalada, vai despejar toneladas de poluição na água, no ar e no solo de toda a região do Vale, prejudicando a bacia hidrográfica do Rio Paraíba do Sul por dezenas de quilômetros, conforme denunciam há mais de três anos ativistas socioambientais da própria cidade e de vários municípios valeparaibanos.
No passado, crimes ambientais como o despejo de chumbo e zinco no solo de uma antiga fábrica de comércio de metais pesados, a FAÉ S/A, e a instalação ilegal de portos de areia para extração mineral das margens do Paraíba do Sul em Caçapava, em áreas preservadas, ameaçaram a saúde e a segurança da população e seguem colocando em risco milhares de pessoas e a biodiversidade local da Serra da Mantiqueira.
Trump retira os EUA do Conselho de Direitos Humanos da ONU
A decisão interrompe o financiamento à agência que ajuda refugiados palestinos
SJC: Câmara aprova reajuste de 5% aos servidores
Pagamento será retroativo a 1º de julho de 2024
SJC: Operação contra o tráfico de drogas resulta em apreensão de cinco suspeitos
Detidos já eram investigados desde a adolescência
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.