PMDB exclui o P da sigla e legenda volta a chamar MDB
Arquivo Pessoal/Willians Montez/presidente do PMDB de Caçapava
Integrantes do PMDB na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte dividem opinião sobre a mudança do nome do partido, que agora volta a ser chamado MDB (Movimento Democrático Brasileiro), como era chama a legenda na época da ditadura militar.
Alteração da sigla foi aprovada na convenção realizada pelo partido nesta terça-feira (19), mas já havia sido antecipada por lideranças há alguns meses. A mudança faz parte de uma estratégia para reduzir o desgaste do PMDB e da política partidária junto à sociedade. Vários integrantes da cúpula do partido, entre eles o presidente, senador Romero Jucá, são alvo de investigações em escândalos de corrupção.
“O que a população espera é uma mudança de conduta, cuja característica mais importante seja a integridade. Esperamos por uma reforma política, indispensável para a mudança do 'modus operandi' que determinou o total descrédito da classe política. A mudança da sigla é dispensável tanto para a população quanto para o partido”, disse o vereador Dr. Elton, único eleito pela legenda na Câmara de São José dos Campos.
Já o presidente do partido na cidade, Augusto Delfim Moreira, acredita que a mudança do nome seja o início de uma mudança de postura do partido, tanto para a população, quanto para seus integrantes.
Ele também apoia a contratação de uma empresa de auditoria para fiscalizar regras de compliance, para ‘o efetivo cumprimento de suas obrigações, inclusive a preservação de seus valores éticos’.
“Os partidos políticos precisam resgatar sua imagem e sua credibilidade. Somando a estes fatores, apresentar à população representantes idôneos e ficha limpa nas eleições de 2018. Isto sim vai influenciar a percepção dos eleitores e melhorar o posicionamento da legenda”, disse Delfim.
Para ele, o partido em São José tem apresentado nomes novos e distantes de qualquer conduta questionável, como o médico Ricardo Nagakawa, atual vice-prefeito, e o vereador Dr Elton, também médico, que foi o quinto vereador mais votado do município, em sua primeira disputa eleitoral. “É com esta postura que o MDB de Sao José seguirá”, finalizou.
O ex-presidente do PMDB de Caçapava e atual coordenador regional do MDB jovem, Willians Montez, também apoia o novo nome.
“O PMDB nasceu do Movimento Democrático Brasileiro, e com o fim do bipartidarismo surgiu o PMDB. A mudança do nome é um resgate do partido com a sua corrente ideológica”, disse. Segundo ele, a legenda ganha vitalidade no cenário atual. “Mas na Região Metropolitana do Vale, o MDB precisa mostrar um alinhamento maior”, ressalta.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.