RMVale

Pacientes com sintomas respiratórios podem fazer teste de Covid-19 nas UBSs de São José

Medida que passa a valer a partir de segunda-feira (10) visa a melhorar distribuição de pacientes entre as unidades de saúde.

Escrito por Meon

07 JAN 2022 - 18H47 (Atualizada em 07 JAN 2022 - 19H46)

Cláudio Vieira/PMSJC

A partir de segunda-feira (10), pacientes que apresentarem sintomas respiratórios poderão fazer testes rápidos de Covid-19 em todas as UBSs Resolve de São José dos Campos.

O objetivo desta ação é melhorar o fluxo de atendimentos nas unidades de saúde.

Atualmente, os exames são realizados nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), no Hospital de Clínicas Sul e no Hospital Municipal, onde estão concentrados os atendimentos dos sintomáticos respiratórios.

Com a realização dos testes também nas UBSs, a estimativa é que os casos sejam direcionados com mais agilidade entre as unidades de saúde.

A Secretaria de Saúde recomenda que todos que apresentarem sintomas leves e queiram fazer teste de Covid-19 devem procurar a UBS mais próxima de casa.

Quem deve procurar UBSs?

Quem tiver pelo menos dois dos sintomas seguintes deverá ir até uma UBS próxima:

  • Tosse
  • Dor de garganta
  • Coriza
  • Febre
  • Calafrio
  • Dor de cabeça
  • Perda do sentido de gosto (gustativos)
  • Perda do sentido de cheiro (olfativos)

Quem deve procurar UPAs ou hospitais?

Os critérios para procurar uma Unidade de Pronto-Atendimento ou hospital são:

  • Febre que não passa em até 72 horas
  • Desânimo importante
  • Falta de ar
  • Dificuldade para respirar
  • Pressão ou dor no peito
  • Coloração azulada nos lábios ou rosto
Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.