Tucano volta a ocupar cadeira no Palácio Bom Conselho após 95 dias
Murilo Cunha/Meon
O prefeito Ortiz Júnior (PSDB) e seu vice, Edson Oliveira (PSD), reassumiram na manhã desta quinta-feira (17) o Palácio Bom Conselho. Eles passaram três meses afastados após terem sido condenados por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2012, mas conseguiram reverter a decisão na Justiça.
A absolvição ocorreu no último dia 25 de outubro, em julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A corte já havia votado por manter a condenação de Ortiz, mas devido a uma troca de ministros, a defesa do tucano conseguiu que o entendimento sobre o caso fosse revertido por 4 votos a 3.
Na última sexta-feira (11), a Justiça aceitou um novo pedido de Júnior para que seu retorno ao cargo fosse antecipado. Segundo o regimento do TSE, os acórdãos só podem ser executados após o trânsito em julgado dos processos, mas a defesa tucana alegou que a espera poderia trazer complicações na gestão das finanças municipais no final do ano.
Em entrevista coletiva após ser reempossado, o tucano afirmou que pretende dar continuidade aos projetos do governo e disse que seu retorno é "a reparação de uma injustiça".
De volta à prefeitura, Ortiz ainda depende da homologação dos resultados das eleições municipais para garantir o segundo mandato. Com a absolvição das acusações, a expectativa é que a Justiça derrube a decisão que barrou sua candidatura.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.