A Orquestra Joseense, dentro da programação cultural da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, homenageia neste dia 14, no Teatro Municipal, o maior nome da música popular brasileira, Antonio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim. Tom Jobim, como ficou conhecido em todo mundo, tinha estreita relação com São José dos Campos. O evento encerra a temporada de concertos da orquestra neste sábado, às 20h.
+ Leia mais notícias da RMVale
+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp
Além da execução das mais conhecidas obras de Tom Jobim, a cantora Ana Morena, também participará do espetáculo interpretando músicas que se tornaram clássicos dentro da MPB. A ideia inicial de homenagear o compositor teve início na Semana Cassiano Ricardo, que teve nos dois últimos anos com grande sucesso, sua programação incorporada a do Festival Litero Musical (Flim), que ocorre no Parque Vicentina Aranha, na programação da AFAC.
Ainda é possível visitar no Pavilhão Marina Crespi, dentro do parque, a exposição em homenagem aos 30 anos da morte de Tom Jobim e aos 50 anos da morte do poeta joseense. Nela, o visitante descobrirá a ligação de Antonio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim com São José dos Campos e com a obra do poeta Cassiano Ricardo. O evento foi montado pelo curador da Semana, do estudioso da obra e vida do poeta, o jornalista Júlio Ottoboni, em parceria com musicista e doutora Raquel Aranha, do Centro de Documentação Musical de São José dos Campos, (CDM)/ SOCEM.
A FCCR preparou um video sobre Tom Jobim, exibido no local da exposição, junto com várias fotos e algumas partituras do maestro. A novidade é ver Tom declamando o poema Luto, de Cassiano Ricardo. O compositor e maestro foi casado com a joseense Ana Beatriz Lontra Jobim.
Ana Lontra Jobim é mãe de João Francisco (falecido em um acidente de carro) e da cantora Maria Luiza. Ambos filhos de seu casamento com Tom Jobim. Numa grande matéria na Revista Serafina, em setembro de 2008, se revelou:
“No dia 5 do mês 5 de 1955, às 5 horas e 45 da manhã, na cidade paulista de São José dos Campos, nasceu Ana Beatriz Lontra, touro com ascendente touro, a única mulher dos quatro filhos de dona Dorita e do aviador Aloysio Lontra Netto. Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim tinha 28 anos... Ana perdeu o pai aos 13 anos, aos 19 se mudou com a mãe para o Rio de Janeiro e, no ano seguinte, por intermédio do pintor Angelo de Aquino, conheceu Tom Jobim no Luna Bar, no Leblon. Ela tinha 20; ele, 48.”
Tom teve ligações profundas com São José dos Campos e sua gente, o que foi lembrado na Semana Cassiano Ricardo e na Flim deste ano. Jobim foi tão nacionalista e genial quanto a brasilidade de Cassiano Ricardo, de quem era leitor e declamador de seus poemas em bares de Ipanema. Em 1977, Tom Jobim se casou com a joseense Ana Beatriz Lontra.
O pai de Tom, o gaúcho residente no Rio de Janeiro, Jorge de Oliveira Jobim, foi diplomata, jornalista e poeta e grande influenciador do filho nas letras. Formado em Direito na então capital da república, conheceu Cassiano Ricardo na Universidade do Brasil, onde ambos se graduaram em Direito. A proximidade se deu pela poesia, pois ambos eram poetas parnasianos. Também frequentavam a Livraria Garnier, um famoso espaço cultural carioca, e tiveram vários amigos em comum, entre eles Carlos Drummond de Andrade.
Tom Jobim morreu no ano do centenário de Cassiano Ricardo. O dia 8 de dezembro de 1994, aos 67 anos, no hospital Mount Sinai, em Nova York, após uma embolia pulmonar, quando sofreu uma parada cardíaca. Ele é o músico brasileiro de maior projeção mundial.
O ingresso é solidário (um pacote de trigo ou fubá) e pode ser reservado por meio do site da FCCR.
Repertório
Passarim
Wave
A Correnteza
Retrato em Branco e Preto
Se todos fossem iguais a você
Luiza
Só tinha de ser com você
Insensatez
Eu sei que vou te amar
Desafinado
Inútil paisagem
Samba de uma nota só
Serviço
Teatro Municipal de São José dos Campos
Rua Rubião Júnior, 84 (3º piso do Shopping Centro) - Centro
WhatsApp e Instagram enfrentam instabilidade nesta quarta-feira (11)
Usuários relatam dificuldades de acesso às redes sociais da Meta
SJC: "Um Dia no Campo 2024" contou com mais de 200 convidados
Evento beneficente contou com leilão em prol do GAAC
CCZ de São José promove feira de adoção, vacinação e microchipagem neste sábado (14)
Evento disponibiliza 96 animais para adoção e oferece serviços gratuitos
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.