Nara Fortes iniciou mandato de quatro anos a frente da Unitau
Bruno Castilho/Meon
A nova reitora da Unitau (Universidade de Taubaté), Nara Fortes, tomou posse na manhã desta terça-feira (03) e prometeu, como primeiro ato, fazer uma análise para diagnosticar quais os principais problemas enfrentados pela instituição.
Atual pró-reitora de graduação, Nara está na Unitau desde 1993 quando começou como docente de Fitopatologia no Departamento de Ciências Agrárias e foi nomeada reitora na última terça-feira, 26 de junho. O mandato terá validade de quatro anos. Além dela, também tomou posse o vice-reitor Jean Soldi Esteves.
Durante a cerimônia de posse, Nara revelou que os primeiros 100 dias do seu mandato serão para fazer um pente-fino nas finanças e na administração da universidade. “A partir da próxima semana nós já vamos iniciar esse processo de análise para o diagnóstico e as mudanças que serão necessárias”, afirmou a nova reitora que também pretende melhorar o relacionamento com os servidores da universidade. “Sabemos que eles têm várias ações pleiteando, por exemplo, incorporação do abono salarial, melhoria de salários. Com essa radiografia financeira e administrativa nós vamos dar um retorno para nossos funcionários e servidores de uma forma geral”, disse.
Estrutura
De acordo com Nara, além da “saúde financeira” da instituição, a avaliação também pretende apontar qual é a fragilidade de equipamento e estrutura que a universidade possui. “Nós vamos analisar todos os laboratórios que temos e quais precisam ser equipados. Vamos também fazer uma avaliação predial. Quem vai fazer isso é o Jean, que vai analisar como os prédios estão sendo ocupados”, disse.
Sobre a possível criação do curso de medicina no campus de Ubatuba, a reitora disse que ainda é muito cedo para algum tipo de definição. “Temos que fazer um estudo detalhado das reais necessidades do curso de medicina aqui em Taubaté. Oferecemos 120 vagas aqui na cidade e precisamos atender aqui primeiro e só depois pensar em expandir.”
Novidades
Além do diagnóstico financeiro e administrativo da universidade, outro plano da nova reitora é investir nos cursos de ensino a distância. Atualmente, a Unitau tem 10 mil alunos na graduação presencial e 2.000 alunos matriculados no ensino a distância. Nara também confirmou que pretende investir na criação de aplicativos para auxiliar os alunos. “Uma questão que a gente tem que avançar é a tecnologia de informação. Desburocratizar vários processos, para que o aluno tenha acesso à vários documentos e requerimentos de uma forma mais ágil. Ajudar o aluno nesse sentido, porque hoje nós lidamos com um perfil de aluno diferente”, disse
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.