Os ônibus só sairam das garagens por volta das 6h30
Divulgação
Os motoristas do transporte intermunicipal fizeram um protesto na manhã desta segunda-feira (26) e atrasaram a saída dos veículos em São José dos Campos, Taubaté e Guaratinguetá. O ato foi organizado pelo Sindicato dos Condutores do Vale do Paraíba, que alega assédio moral e suspensões em excesso aplicadas aos trabalhadores da Pássaro Marron. A empresa nega aplicar punições indevidas ou arbitrárias (veja a nota abaixo).
O protesto teve início por volta das 4h, antes da saída dos ônibus das garagens. O sindicato reuniu os condutores para falar sobre o aumento no número das advertências.
De acordo com José Roberto Gomes, presidente do conselho fiscal do sindicato, o assédio moral e as suspensões têm acontecido há pelo menos um mês.
“Os trabalhadores não podem fazer nada, que já recebem advertência. Muitas vezes eles recebem suspensão e isso reflete em descontos de 5% na PRL [Participação nos Lucros e Resultados]. Nós tentamos dialogar com a empresa, mas não conseguimos e por isso fizemos esse protesto”, disse.
Ao fim do ato, que terminou por volta das 6h15, o sindicato realizou uma assembleia com os motoristas. Os ônibus começaram a sair das garagens por volta das 6h30.
Uma reunião entre a categoria e a empresa deve acontecer na próxima quarta-feira (28). A classe informou ainda que novos protestos podem acontecer caso não haja mudança.
Outro lado
Às 18h30 a Pássaro Marron enviou uma nota dizendo que "a empresa foi surpreendida pela paralização ocorrida nesta manhã. O Sindicato não cumpriu a lei: bloqueou a saída dos veículos, não comunicou previamente à empresa a paralização e impediu a prestação do serviço de transporte, que é um serviço essencial para a população".
A empresa de ônibus disse ainda que "sempre se mostrou aberta ao diálogo e jamais recebeu qualquer comunicado do Sindicato sobre supostas punições indevidas ou arbitrárias, nem mesmo nas inúmeras reuniões havidas para negociação da data base, que se concluíram no início de agosto deste ano. Essas alegações são totalmente equivocadas, a empresa apura com muito cuidado os fatos que ensejam punições aos seus empregados".
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.