Oraldo Soledade de Almeida, petroleiro aposentado e primeiro presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Destilação e Refino de Petróleo de São José dos Campos e Região (Sindipetro-SJC), faleceu no dia 1º de janeiro de 2025, aos 84 anos.
O velório aconteceu nesta quinta-feira (2), no Cemitério Horto São Dimas, no Jardim Ismênia, Zona Leste de São José dos Campos, onde também foi realizado o sepultamento.
Pioneiro na defesa dos trabalhadores
Oraldo foi um dos fundadores do Sindipetro-SJC, entidade criada em 1982 a partir da Associação dos Empregados da Petrobrás. Ele assumiu a presidência do sindicato após a primeira eleição, realizada em fevereiro de 1983. Sua atuação marcou o início de uma trajetória de luta pela valorização e proteção dos direitos dos trabalhadores da indústria petroquímica na região.
O Sindipetro-SJC foi oficialmente fundado em 13 de outubro de 1982 e surgiu para representar os trabalhadores desde a construção da Refinaria Henrique Lage, na década de 1970. Sob a liderança de Oraldo, o sindicato consolidou-se como uma das principais vozes da categoria.
Legado de dedicação
Durante sua vida, Oraldo Soledade foi reconhecido por sua dedicação à classe trabalhadora, deixando um legado de resistência e união. Sua contribuição foi amplamente valorizada por seus colegas, amigos e familiares, que destacaram sua liderança em momentos decisivos para a organização sindical.
O Sindipetro-SJC lamentou profundamente a perda de seu primeiro presidente e ressaltou o impacto duradouro de seu trabalho para a categoria. "Seu legado continuará a inspirar as lutas e conquistas do sindicato e dos trabalhadores que ele representou com tanta dedicação."
Oraldo deixa um exemplo de compromisso com a causa sindical e será sempre lembrado como um símbolo de perseverança na busca por melhores condições de trabalho e justiça social.
Ciclista morre após ser atropelada por caminhão em Pinda
Acidente ocorreu no cruzamento das ruas Ryoiti Yassuda e Suíça
Catamarã tomba em Maragogi e deixa um morto
Acidente na Praia de Barra Grande envolveu 50 pessoas
Dois homens são mortos em confronto com a PM no interior de Sp
Suspeitos fugiam em carro roubado e dispararam contra policiais
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.