Por Yasmin Faria Em RMVale

Moradores realizam mutirões de limpeza após chuva em São José

480 imóveis foram alagados; doações são recebidas no Fundo Social

Moradores de bairros afetados pela chuva desta segunda-feira (6) realizaram mutirões de limpeza e de recolhimento de doações, nesta terça (7). Em balanço da prefeitura, 480 famílias foram atingidas nos bairros São Benedito, Residencial Cambuí, Jardim do Lago, Sapê, Vila Corintinha e Residencial Flamboyant.

Leia MaisChuva deixa ruas alagadas em bairros de São José dos Campos; veja o vídeoChuva forte deixa 70 pessoas desabrigadas em São José

No Chácaras Reunidas, na avenida Lívio Veneziani, parte de uma residência desmoronou. De acordo com Cristiano Canuto, morador da casa, o muro cedeu por conta do grande volume de água em um córrego atrás da residência. “A chuva era muito intensa, escutamos barulhos e imediatamente o muro cedeu, levando parte da estrutura da casa. A quantidade de água que passava no córrego nos deixou desesperados. Do lado da casa a água chegava até o começo do muro", diz.

Trabalhos
Pela manhã, engenheiros da prefeitura e a Defesa Civil foram até o local e interditaram o restante da casa. Os moradores tiveram que se abrigar na residência ao lado. Ninguém ficou ferido. No bairro Corintinha, várias casas foram alagadas, mais de 70 pessoas estão desabrigadas. Os desabrigados estão recebendo doações de moradores da cidade e auxílio da prefeitura. Os próprios moradores estão se ajudando na limpeza das casas.

O morador do bairro, Cleoson Pereira, teve a casa totalmente alagada e ajuda os amigos e familiares a retirarem a lama das residências. Ele não conseguiu retirar nenhum de seus pertences, pois no momento do alagamento estava trabalhando.
“Perdi tudo. Quando cheguei do trabalho, só tinha água e lama na minha casa. Por sorte, encontrei meu cachorro vivo. Hoje estou ajudando a limpar a casa de minha cunhada”, conta o morador.

Abrigos
Em um abrigo que fica na rua Ana Gonçalves da Cunha, pessoas estão recebendo alimentos e doações. A coordenadora do local, Maria da Glória está desde 18h de segunda-feira (6) auxiliando os desabrigados. “É um momento de muita tristeza e grande solidariedade. A prefeitura entregou lanches e colchões na noite de ontem. Hoje recebemos café da manhã e refeições no almoço. A capela está sendo usada como ponto de distribuição das doações”, afirma Maria da Glória.

Distribuição
Segundo a prefeitura, foram distribuídos galões de água potável, 150 cestas básicas, cem colchões e cem cobertas. Os pontos de atendimentos às famílias são na na rua Ana Gonçalves da Cunha, na Vila Corintinha; na Praça José Molina, no Centro Comunitário; na rua Cidreiras, na Vila São Benedito; e na Igreja Nossa Senhora das Graças, no Jardim do Lago.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Yasmin Faria, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.