RMVale

Moradores protestam contra desapropriações em SJC

Ato público aconteceu no trevo em frente à Vila Guarani

Escrito por Meon

26 JUL 2024 - 14H51 (Atualizada em 26 JUL 2024 - 18H37)

Arquivo pessoal

As famílias que residem em áreas federais urbanas, às margens da linha férrea em São José dos Campos, realizaram nesta sexta-feira(26) uma manifestação no trevo que faz a ligação entre a Av. Teotônio Vilela e a Av. Sebastião Gualberto,em frente a Vila Guarani.

+ Leia mais notícias da RMVale

+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp

O ato público teve a participação de moradores e foi organizado pela Associação de Favelas de São José dos Campos e a Frente de Defesa do Direito à Cidade Desperta São José. Os manifestantes exibiram  cartazes  contra a desapropriação das casas onde moram ferroviários e filhos de ferroviários, para  ampliar a Av. Sebastião Gualberto.  Segundo a moradora Ana Caroline Pedro, que reside em uma das casas há 20 anos, a desapropriação está sendo feita pela prefeitura de São José dos Campos sem a devida autorização da Secretaria de Patrimônio da União (SPU). "Nos deram 15 dias para aceitar a negociação e nos ameaçaram dizendo que, caso não aceitássemos os termos da desapropriação, um caminhão chegaria para nos retirar", afirmou. 

De acordo com o documento de oferta para desocupação do imóvel, ao qual o Portal Meon teve acesso,  os termos de desapropriação envolvem um auxílio mudança de R$ 2.300,00 e 12 parcelas de  auxílio-moradia no valor de R$ 1 mil cada ( com possível renovação para 36 meses) para a recolocação das famílias. "Fui intimada a deixar minha casa depois de 20 anos sob ameaça", completa. 

De acordo com a nota da Associação de Favelas de São José dos Campos e a Frente de Defesa do Direito à Cidade Desperta São José, a manifestação tem o objetivo de  "dar publicidade a insatisfação dos moradores, diante das arbitrariedades cometidas pela prefeitura que, em desconformidade com a lei, vem ameaçando a paz e a tranquilidade das comunidades envolvidas nesse episódio".

A redação do Portal Meon entrou em contato com a prefeitura de São José dos Campos e não obteve retorno até o fechamento da matéria. 



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.