Por Marcus Alvarenga Em RMVale

Jovem aciona MP sobre não cumprimento de regimento interno na Câmara

Vereadores estão sem cumprir regimento interno há quase 20 anos, diz autor da representação

camarasjc_2

Câmara de Vereadores de São José dos Campos

Arquivo

 

O Ministério Público cobra explicações da Câmara de São José dos Campos sobre o uso da Tribuna pela população. O espaço aberto, segundo o MP, está com procedimento regulamentado no regimento interno da Casa, mas não é cumprido. A presidência alega desconhecer a realização desta abertura à população.

A Promotoria de São José explica que após receber a represetanção, encaminhado por um cidadão joseense, decidiu questionar os vereadores sobre a atuação neste caso. A previsão é que o ofício assinado pela promotora Ana Cristina Chami seja enviado até a próxima terça-feira (11).

O tema entrou em discussão nos corredores da Câmara após Gabriel Junior Amado, de 18 anos, notar que os artigos 180 e 181, que prevêm dar voz à população, não eram aplicados. “Resolvi estudar o regimento interno e a lei orgânica da cidade. Quando terminei, vi que o artigo 180 apresentava a criação da Tribuna Livre e seria sempre às quartas-feiras. Só que fui pesquisar e o espaço nunca foi usado”, diz Gabriel.

O objetivo é dar voz à população. Eles precisam ouvir a nossa opinião"

Gabriel Júnior Amado, 18 anos. Estudante

O jovem dediciu buscar mais informações de quando a Tribuna Livre teria sido implementada em São José dos Campos. Segundo ele, o espaço nunca foi utilizado, mas já está presente no regimento há quase 20 anos.

“Encontrei uma resolução em que o regimento foi alterado e instaurado a Tribuna Livre no dia 8 de março de 1989. Outro dado aponta a regulamentação do artigo em 8 de agosto de 1997. Tanto a gestão anterior e atual dizem que não há uma regulamentação, mas está no artigo 181 uma ordem que ele mesmos criaram”, afirma o jovem.

Gabriel procurou respostas dentro da Câmara, junto aos vereadores, mas não teve retorno. “Decidi procurar quem responde acima da Câmara e percebi que teria que entrar na Justiça. Acionei o Ministério Público e informaram que a representação está em fase de análise da 7ª promotoria de São José dos Campos”, conta o jovem, que explica o motivo de buscar a realização dessa atividade na cidade.

“O objetivo é dar voz à população. Eles precisam ouvir a nossa opinião e as pessoas precisam falar. Com isso, surgirão novas lideranças”, conclui.

Regulamentação da Tribuna Livre de São José dos Campos (Reprodução/Arquivo Pessoal)

Resolução 03/89 que inclui a Tribuna Livre no Regimento Interno da Câmara de São José

Divulgação/Arquivo Pessoal

 Vereadores

O presidente da Câmara, Juvenil Silvério (PSDB), afirma que nunca viu uma Tribuna Livre, mas que tomará providências somente após ser notificado pelo Ministério Público e levar a discussão ao plenário.

“Não tenho conhecimento de que este tipo de manifestação exista em algum lugar, mas não vejo problema em ter um dia para as pessoas falarem. É preciso fazer uma revisão ampla do nosso regimento” diz o presidente.

Promotoria
A Promotoria informou que se pronunciará sobre o caso somente na próxima semana.

Confira os artigo na íntegra:

Art. 180 - É criada, na Câmara Municipal, a Tribuna Livre "Jornalista Edward Simões", a ser instalada todas as quartas-feiras, salvo hipótese de feriado ou ponto facultativo, às 20:00 horas.(Alterado o artigo 180 pela Res. 03/89, de 09/03/89, proc. 407/89).

Art. 181 - O regulamento e as condições de funcionamento da Tribuna Livre "Jornalista Edward Simões" serão baixados por ato da Mesa da Câmara, no prazo máximo de 60 dias do início da vigência deste Regimento. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marcus Alvarenga, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.