O Ministério da Saúde está realizando uma pesquisa através de um questionário on-line para avaliar o impacto da pandemia da COVID-19 na saúde mental dos brasileiros. O questionário estará disponível até a próxima sexta-feira (15) e leva, em média, 15 minutos para ser respondido.
Segundo o Ministério da Saúde, o estudo objetiva rastrear a existência de depressão, ansiedade e estresse na população brasileira e, posteriormente, subsidiar políticas públicas nas unidades de atenção psicossocial. A participação é totalmente voluntária e as informações recolhidas serão tratadas de forma confidencial e codificada. O questionário é composto por perguntas sociodemográficas e alguns instrumentos de avaliação da saúde mental.
Leia MaisDepressão na quarentena: como lidar Confira 10 dicas para adequar o orçamento durante a pandemia
Em entrevista ao Portal Meon nesta segunda-feira (11), a psicóloga Andréa Leão contou que quem vive um quadro depressivo pode ter a situação agravada pela quarentena. "A própria mudança na rotina já traz impactos. Para uma pessoa que já tem depressão isso soma ao quadro dela. Então pode sim agravar, não necessariamente vai agravar, mas pode", relatou a especialista.
Até mesmo quem não sofre de transtornos mentais pode ter a saúde mental impactada pela pandemia. De acordo com psicóloga, fatores como a perda de emprego, perda de renda financeira, quebra de negócios e ausência de perspectiva de melhora do quadro podem comprometer a saúde emocional.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.