Por Moisés Rosa Em RMVale

Metalúrgicos aprovam acordo para a contratação das 550 vagas na GM

As contratações são necessárias para adequar a produção da S10

2016217_metalurgicos_saojose_tandamelo

Funcionários durante assembleia na porta da GM em São José

Tanda Melo/SindMetalSJC

Os funcionários da General Motors de São José dos Campos aprovaram, em assembleia na manhã desta quinta-feira (21), o acordo entre o Sindicato dos Metalúrgicos e a empresa para a contratação de 550 metalúrgicos para unidade da montadora na cidade. As contratações são necessárias para adequar a produção da S10, que tem alta demanda no mercado interno, no México e na Argentina.

Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de São José, três mil trabalhadores do primeiro turno participaram da assembleia. Outra reunião está marcada com os funcionários do segundo turno, a partir das 14h30. Ao todo, cerca de 800 novas vagas foram abertas desde maio. Os novos trabalhadores irão atuar na produção da picape S10 e nos setores de Powertrain (motores), Transmissão, Injetora, Estamparia e Manuseio da fábrica.

Leia MaisMetalúrgicos aprovam acordo para a contratação das 550 vagas na GM GM faz recall da Chevrolet Trailblazer por falha em banco

Diariamente são produzidas 280 unidades da S10 e, com as contratações, a expectativa é chegar a 400 carros. Os novos contratados irão receber o piso da categoria, cerca de R$ 2.300, em um período de doze meses.

“Esta é uma vitória importante da categoria, ainda mais num momento de crescimento de desemprego na região e no país. Faz tempo que o sindicato vem cobrando a GM para que dê boas notícias para os trabalhadores. Agora, seguimos na luta em defesa do emprego e pela campanha salarial, em busca de aumento real de salário e ampliação de direitos”, afirma o presidente do sindicato, Antônio Ferreira de Barros, o Macapá.

Contratações 
Entre as vagas a serem preenchidas, 30% serão reservadas a ex-funcionários da montadora, conforme foi acordado. Após o período do contrato, sindicato e GM voltam a negociar para uma possível efetivação dos trabalhadores. Ainda segundo o sindicato, com as novas vagas, a unidade de São José passará a contar com cerca de cinco mil trabalhadores. A GM informou que não vai comentar sobre as contratações.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Moisés Rosa, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.