Os Grupos Escoteiros de São José dos Campos promovem neste mês de abril, diversas ações em comemoração ao Mês do Escoteiro, incluindo exposições em shoppings da cidade e uma Sessão Solene na Câmara Municipal, no dia 23 de abril, data em que se celebra o Dia do Escoteiro.
+ Receba as notícias do dia - Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp
A primeira exposição será no Shopping CenterVale nos dias 12 e 13 de abril, com um espaço que recriará o ambiente de um acampamento com barracas e pioneirias - construções feitas pelos jovens, com bambus e cordas durante atividades. Voluntários e jovens estarão no local no sábado à noite e durante todo o domingo para interagir com o público, apresentar o movimento e tirar dúvidas de quem tem curiosidade sobre o tema ou até mesmo vontade em fazer parte do maior movimento educacional do mundo.
Entre os dias 21 a 24 de abril será a vez do Shopping Oriente receber a exposição que contará com escoteiros para atender aos visitantes durante todo o feriado e nas noites do dia 22 a 24.
O encerramento das celebrações será na Câmara Municipal de São José dos Campos, com uma sessão solene às 19h, reunindo autoridades, membros do escotismo e convidados para homenagear o impacto do movimento na formação de crianças e jovens. “Nosso movimento traz para os jovens e suas famílias uma oportunidade de formação, colocando-os como responsáveis e protagonistas do seu próprio futuro, mas também os ensinamos a se importar com o próximo, o meio ambiente e a comunidade ao seu redor. Queremos deixar o mundo melhor através da juventude que formamos”, afirma Carlos Rogério de Abreu, responsável pelos Grupos Escoteiros de São José dos Campos.
Escotismo
Fundado em 1907, na Inglaterra, por Baden-Powell, é um movimento educacional de jovens que conta com a colaboração de adultos, valoriza a participação de todas as origens sociais, raças e credos. Sua principal característica é se tratar de um movimento que envolve as famílias em seu dia a dia.
Escoteiros do Brasil
Fundada em 4 de novembro de 1924, é uma associação com atuação nacional, sem fins lucrativos, de caráter educacional, cultural, beneficente e filantrópico, que congrega todos que praticam o Escotismo no Brasil. A União dos Escoteiros do Brasil é a única organização brasileira reconhecida pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro, sendo titular deste registro internacional desde sua fundação
O Escotismo é praticado nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. Em 2022, fechamos o ano com 83.961 jovens e adultos voluntários no país. No estado de São Paulo, o efetivo registrado até o fim de 2022 foi de 21.729 jovens e adultos, com o Movimento Escoteiro presente em 134 municípios, em 346 Unidades Escoteiras Locais ativas.
+ Receba as notícias do dia - Clique AQUI
Para se juntar como jovem é preciso ter entre 6,5 e 21 anos. Essa faixa etária compreende quatro ramos distintos: lobinho (6,5 aos 10), escoteiro (11 aos 14), sênior (15 aos 17) e pioneiro (18 aos 21). A partir daí a atuação se dá como adulto voluntário, sem limite de idade.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.