A mastopexia é uma cirurgia plástica que visa remodelar e levantar os seios que estão flácidos e/ou caídos. É um procedimento cirúrgico estético que busca tornar a aparência mais próxima do que a paciente busca, para elevar sua autoestima e trabalhar na forma em que ela se vê.
Além disso, é muito feita por pacientes que amamentaram por um certo tempo, perderam uma quantidade significativa de peso e acumularam muita pele ou passaram por uma variação hormonal que modificou a aparência das mamas.
Com o passar dos anos, a gravidade age de maneira cruel com o ser humano. Algumas partes do corpo, como braços, pernas e seios, ficam flácidos e com uma aparência que não agrada a maioria das pessoas que passam por isso. Contudo, é uma mudança natural do corpo na maior parte do tempo e que vai acontecer com todos.
Contudo, em alguns casos, a flacidez e o caimento dos seios não ocorre somente pela idade. É natural que, aqueles que tiveram um grande volume de perda de peso, fiquem com excesso de pele e com os seios caídos. Assim como, também, mães que passaram pela amamentação e sentem a diferença no caimento.
Por isso, a mastopexia existe. Essa é uma cirurgia que trabalha na remodelação do seio, através da ação de levantar as mamas e dar uma forma mais agradável aos olhos do paciente. Ela não só levanta os seios, como retira o excesso de pele e reposiciona a aréola para a posição em que deveria ficar.
O objetivo desta cirurgia plástica é estético, mas também pode ser usada para retirar o excesso de pele e diminuir o peso que a pessoa leva, que muitas vezes pode prejudicar a coluna. Logo, também tem caráter funcional.
Por isso, ela é feita por aqueles que não estão satisfeitos com sua aparência e buscam levantar a autoestima. Contudo, a mastopexia também serve para alinhar as aréolas, para devolvê-las ao posicionamento original, e para corrigir possíveis problemas no formato dos seios causados pela flacidez.
De um modo resumido: esta é uma cirurgia plástica que serve para levantar os seios, remodelar e corrigir a aparência flácida. Com ela, busca-se uma maior saúde física e emocional do paciente que opta por realizá-la, já que haverá uma mudança significativa em sua qualidade de vida.
Seu maior benefício é, sem dúvida, a recuperação da rigidez do seio, assim como o arredondamento dele, uma vez que são retirados os excessos de gordura. Ela também levanta os seios, o que confere a eles a imagem de seio durinho e empinado.
Além disso, para aqueles que não possuem a gordura necessária para dar volume, também podem colocar preenchimento. A ideia é que a mastopexia se aproxime do formato desejado pela paciente, de forma que ela se sinta feliz novamente com o que vê diante do espelho.
Além disso, como já dito anteriormente, a cirurgia ajuda mulheres que sofrem de dores nas costas e pescoço devido ao tamanho de seus seios, o que confere alívio, melhora na postura e erradicação das dores.
Existem dois tipos mais utilizados de mastopexia, mas qual deles será aplicado é uma escolha em conjunto com o médico. Ele sempre irá analisar a necessidade do paciente em primeiro lugar, antes de sugerir qual o procedimento mais adequado.
Além disso, a escolha de um ou outro, em alguns casos, não é uma opção viável para o paciente, já que varia conforme o corpo de cada um. Portanto, é válido frisar que a consulta com um profissional é uma etapa de suma importância para que o paciente e o especialista decidam o que é melhor para seu corpo.
Abaixo, estão descritas as duas cirurgias de mastopexia, de forma resumida e que exalta as informações mais importantes.
A cirurgia clássica de mastopexia é a retirada de pele excedente, que se estica conforme a flacidez toma conta. Quando é feita a retirada, em alguns casos, o médico também retira possíveis excessos de gordura que podem atrapalhar no processo.
Esse procedimento de retirar a gordura nunca é feito sem antes uma análise cuidadosa do especialista para saber se é viável.
Caso o seio não possua gordura o suficiente para preencher os cantos vazios, o médico irá optar por retirar a gordura de outra parte do corpo. Por isso, não é estranho que seja feita, junto com a mastopexia, a lipoaspiração, pois a retirada da gordura de uma parte indesejada do corpo pode ser reaproveitada para remodelar os seios da paciente.
Em seguida, será feita a limpeza dessa gordura, processo que se livra de células e possíveis impurezas, depois se aplica na região do seio para cobrir os espaços. A incisão, assim como o tamanho, depende única e exclusivamente da quantidade de pele retirada.
Sempre é priorizada a simetria do seio, por isso, as mamas são levadas para o posicionamento original. Em alguns casos, ocorre o reposicionamento da aréola e a correção do tamanho do mamilo, caso seja necessário para respeitar a proporção.
Por isso, durante a recuperação, a paciente sempre toma cuidado para que os seios não recebam peso ou fiquem soltos. Estão sempre com um sutiã pós-cirúrgico 24h por dia, durante 30 dias, para que os seios fiquem protegidos e não sofram alteração.
Já a mastopexia com prótese inicia de uma forma muito semelhante com a cirurgia original, mas, no lugar da gordura corporal, é usado o silicone. Sua recuperação também é parecida, assim como os cuidados.
A prótese de silicone tem o tamanho e a quantidade decidida antes da cirurgia ser confirmada. Durante o processo, é retirado o excesso de pele, depois colocado o silicone. O objetivo dele não é preencher os vãos, mas sim aumentar o tamanho dos seios. Por isso, só é retirada a pele excedida depois de saber quanto de silicone a paciente irá colocar.
No entanto, assim como na cirurgia tradicional, também existe o cuidado de manter a simetria, o reposicionamento da mama e, caso necessário, a diminuição do tamanho do mamilo. A prótese age como um acréscimo para dar mais volume apenas.
Embora pareça que a aplicação da prótese seja obrigatória para dar o formato arredondado, ela não é. A opção da mastopexia com prótese não é obrigatória e a cirurgia pode acontecer sem ela. Coisa que ocorre com frequência, uma vez que nem todas as mulheres desejam fazer uso do silicone.
Em ambas as cirurgias, nada é feito sem antes haver uma conversa sincera com o médico especialista em mastopexia. Por isso, é importante informar todas as dúvidas e o que realmente leva a crer que esta é uma cirurgia que irá resolver o problema. Só então ele poderá indicar o procedimento correto, assim como saber se a paciente está em condições ou não de passar por um processo cirúrgico.
Por isso ressalta-se a importância de realizar uma consulta em uma clínica corretamente equipada, com um profissional certificado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e de acordo com as orientações corretas.
Alexandre de Moraes manda prender ex-presidente Fernando Collor
STF terá sessão virtual para referendar decisão nesta sexta (25)
Feira de Empregos oferece mais de mil vagas, oportunidade PCD e orientação gratuita
Evento no Vale Sul começa nesta sexta-feira (25)
São Luiz do Paraitinga recebe primeira sirene contra inundações
Inauguração será neste sábado (26)
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.