Por Meon Em RMVale

Liminar obriga regional do Ipem a liberar radares de São José até junho

Órgão afirma que aferição dos aparelhos começa neste mês

radares_sao_jose_dos_campos

Os radares implantados no município serão aferidos pelo Ipem até final de maio

Nome do fotógrafo

A unidade regional do Ipem (Instituto de Pesos e Medidas) inicia neste mês de abril a aferição dos radares de velocidade de São José dos Campos. A previsão do instituto é que o trabalho seja concluído até o final de maio, liberando os aparelhos para iniciar a fiscalização na cidade.

A aferição será realizada em cumprimento a uma liminar concedida a Fotosensores, empresa contratada pela Prefeitura de São José para operar a fiscalização eletrônica.

Segundo o Ipem, a empresa desrespeitou as novas regras do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) , que entraram em vigor em fevereiro e estabelecem requisitos, prazos e condições para inspeção dos equipamentos. “Cabe ressaltar que a empresa Fotosensores tinha pleno conhecimento da legislação vigente durante todo o processo licitatório”, diz nota do Ipem encaminhada ao Meon.

Após receber a ordem do Inmetro para cumprir a liminar, o Ipem programou as aferições dos radares. “As verificações dos instrumentos pertencentes ao contrato em questão estão programadas para serem realizadas entre os meses de abril e maio, o prazo dado pela justiça finda em 19 de junho”, diz a nota.

Leia MaisSkatista joseense, Pâmela Rosa entra para o Guinness Book 2018Etep e Bilac negociam adesão ao programa de bolsas de São José(Vídeo) Carro capota após batida na avenida Cidade Jardim em São José

São José dos Campos está sem radar de fiscalização eletrônica desde agosto do ano passado. Em dezembro, a empresa Fotosensores venceu a licitação para instalar e operar os equipamentos durante dois anos. O contrato é de R$ 9,5 milhões, mas os repasses serão realizados somente após o início efetivo da fiscalização.

Entre janeiro e abril do ano passado, 30.869 motoristas foram multados por trafegarem acima dos limites de velocidade permitidos nas vias do município.

Questionada sobre eventual aplicação de penalidade à empresa por conta do atraso, a Secretaria de Mobilidade Urbana informou que o sistema de monitoramento eletrônico por meio de radares tem como premissas as funções educativa e preventiva, alertando o condutor para a velocidade segura a ser praticada na via e consequentemente inibindo o abuso de velocidade por parte dos motoristas.

"As medidas necessárias para finalizar esta etapa do processo de implantação estão em andamento”, ressaltou a pasta.

O Meon contatou a Fotosensores e questionou porque a empresa descumpriu as regras do Inmetro já que, segundo o Ipem, estava ciente do processo de aferição dos aparelhos desde a licitação. A empresa informou que não se comentaria o assunto por orientação da prefeitura.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.