Por Laryssa Prado Em RMVale

Levantamento revela que trânsito faz mais mortos que crime em Jacareí

Foram 783 acidentes registrados em 2016, totalizando 48 mortes

20150923_acidente_SP66_Jacareí_divulgação_Corpo de Bombeiros

95% do total das ocorrências aconteceram sob o âmbito da gestão municipal

Divulgação

Um levantamento mostrou que foram registrados 783 acidentes de trânsito em Jacareí, em 2016. Destes, 549 tiveram vítimas, totalizando 48 mortes, quatro a mais que o números de homicídios dolosos na cidade, 44 assassinatos no mesmo ano. A iniciativa partiu de dados do Corpo de Bombeiros, Policia Militar,  Policia Civil, SAMU e CCR Nova Dutra. A cidade conta com 228.214 mil pedestres e os 126.937 mil veículos, entre carros, ônibus, caminhões e motocicletas. 

Dos 783 acidentes registrados, 682 ocorreram em vias municipais. Se forem considerados os trechos das rodovias estaduais que estão dentro da cidade, esse número sobe para 747 acidentes, ou seja, 95% do total das ocorrências aconteceram sob o âmbito da gestão municipal.

Vítimas fatais

Das 48 mortes no trânsito ocorridas em Jacareí no ano passado, 32 aconteceram na área urbana da cidade. Por apresentar este alto índice de violência no trânsito, Jacareí foi o único município da RMVale que firmou um convênio com o Governo Estadual, por meio do Detran-SP, para execução de ações corretivas de segurança no trânsito. Outras 15 cidades do estado de São Paulo também serão contempladas. São R$ 10,5 milhões para o aprimoramento da fiscalização, sinalização e educação no trânsito.

Leia MaisDívidas da Secretaria de Saúde começam a ser quitadas em JacareíJacareí abre inscrições para creches de período integral e parcialChuva deixa moradores de Jacareí sem coleta de lixo e inunda casas

"É indispensável e urgente que enfrentemos de forma técnica e profissional os desafios que o setor de trânsito e transporte impôem. Para tanto, apresentamos à Câmara Municipal um projeto de lei para desmembramento da Secretaria de Infraestrutura criando uma nova secretaria que cuidará do transporte e do trânsito e da acessibilidade", afirma o prefeito de Jacareí, Izaias Santana. De acordo com a prefeitura, em Jacareí a gestão do trânsito ainda está ligada a um departamento dentro da Secretaria de Infraestrutura, tendo pouca autonomia e capacidade efetiva para reverter o quadro acima.

Para o Secretário Adjunto de Transporte e Trânsito, Edinho Guedes, para que haja mudança efetiva em relação aos números apresentados em 2016, é preciso enfrentar o desafio do trânsito não como um problema único, mas como uma das vertentes que engloba o desafio da mobilidade urbana de Jacareí como um todo. "O convênio com o governo estadual é fundamental no momento de crise financeira dos municípios, com ele será possível atacar diretamente os focos de maior número de acidentes, com equipamentos modernos e intenso trabalho de educação no trânsito, que já estamos fazendo". 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Laryssa Prado, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.