Por Meon Em RMVale

Justiça determina que Prefeitura de São José reabra as inscrições para a Conferência Municipal da Educação

Em decisão, juíza diz que houve falta de transparência no processo

professores_reunidos_em_marco_de_2018_em_acao_preparatoria_para_a_conferencia_nacional_da_educacao_divulgacao

Professores reunidos em ação preparatória para a Conferência Nacional da Educação em março de 2018

Arquivo/Divulgação/PMSJC

A Justiça determinou que a Prefeitura de São José dos Campos reabra imediatamente as inscrições para a Conferência Municipal de Educação, que será realizada no próximo sábado (13). No caso de desobediência, a multa prevista é de multa R$ 1.000 por dia.

A realização da conferência, a cada dois anos, é uma exigência legal e tem como objetivo avaliar a execução do Plano Municipal de Educação, propor ajustes e adequações.

A liminar foi concedida pela 2ª Vara da Fazenda Pública na sexta-feira (5),  após representação da vereadora Amélia Naomi (PT). De acordo com a decisão judicial, houve falta de transparência no processo de inscrições, que foram encerradas na quinta-feira (4).

Leia MaisCidades da RMVale iniciam campanha de vacinação contra gripeBombeiros procuram policial civil perdido em mata na divisa de estado com Minas Gerais

“A falta de transparência nas informações prestadas pela Municipalidade, com relação às inscrições para a Conferência Municipal de Educação 2019, ocasionou prejuízo à participação isonômica dos interessados (como a impetrante) nos grupos de trabalho entre os quais, o GT1. Isso porque, caso existisse notícias acerca da limitação do número de participantes, seria plausível presumir que os interessados, como a autora, procederiam às inscrições com a antecedência devida”, diz trecho da decisão da  juíza Laís Helena de Carvalho Scamilla Jardim.

Segundo a vereadora Amélia Naomi, além de não informar que a limitação do número de vagas por grupo temático de trabalho, houve problema no formulário de inscrições.

“Durante dois dias ninguém conseguia entrar no site de inscrição e, quando ele voltou, o Grupo 1, que vai discutir a questão das creches, já estava fechado”, disse a parlamentar petista. “A prefeitura, como sempre tem feito, age sem nenhuma transparência”, acrescentou.

Procurada pelo Meon,  a Prefeitura de São José dos Campos informou que recebeu a notificação na  manhã desta segunda-feira (8) e que a liminar será analisada pela assessoria jurídica para verificar as providências necessárias.

A Conferência

A 1ª Conferência Municipal de Educação será realizada no Cefe (Centro de Formação Do Educador), ao lado do Parque da Cidade, na zona norte. A prefeitura espera cerca de 800 pessoas, entre representantes da educação básica e ensino técnico, profissional e superior, além de representantes da Sociedade Civil e Poder Público.

Os inscritos poderão escolher um entre sete grupos de trabalho: Grupo 1 (Educação Infantil e Educação Integral); Grupo 2 (Ensino Fundamenta e Alfabetização), Grupo 3 (Educação Especial/Inclusiva), Grupo 4 (Aprendizado Adequado na Idade Certa), Grupo 5 (Educação Superior, Titulação de Professores da Educação Superior,Pós-Graduação, Formação de Professores e Formação Continuada e Pós-Graduação de Professores).
Grupo 6 (Ensino Médio, Escolaridade Média, Alfabetização e Alfabetismo Funcional de Jovens e Adultos, EJA Integrada à Educação Profissional e Educação Profissional), e Grupo 7(Valorização do Professor, Plano de Carreira Docente, Gestão Democrática e Financiamento da Educação).

Serviço

1ª Conferência Municipal de Educação de São José dos Campos
Data: 13 de abril, sábado
Horário: 7h às 12h30
Local: Cefe (Centro de Formação do Educador) – Av. Olivo Gomes, 250 - Santana

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.