Por Meon Em RMVale

Jardim Aquarius poderá ter prédios de até 44 andares com nova Lei de Zoneamento de São José

Audiência pública discute projeto na região oeste na noite desta terça-feira

terreno_das_vaquinhas_aquarius_flavio_pereira

O projeto prevê a possibilidade de edifícios com até 400 apartamentos

Arquivo/Meon

Nesta terça-feira(2), a Prefeitura apresentará o projeto da nova Lei de Zoneamento para os moradores da região oeste. O item que mais preocupa a população local é o destino do “terreno das vaquinhas” – espaço com mais de 560 mil m² as margens da Av. Cassiano Ricardo no Jardim Aquarius. Segundo a associação ABA (Amigos do Bairro Aquarius), o projeto dá brecha para a construção de prédios de até 44 andares.

A administração pública confirmou que o terreno poderá receber prédios com mais de 35 andares na parte baixa, mas não estipulou um limite de altura. O projeto da lei de zoneamento prevê a possibilidade de construção de edifícios com até 400 apartamentos na região chamada de Centralidade Municipal Aquarius.

Segundo a Aconvap (Associação das Construtoras do Vale do Paraíba), naquela região, a Prefeitura pode aprovar a construção de prédios com até 23 andares. Todo empreendimento que ultrapasse esse limite precisa da autorização da Comaer (Comando da Aeronáutica) para que não atrapalhe o tráfego aéreo.

Os moradores do bairro criticam a Prefeitura por permitir construções deste porte, pois, segundo eles, o adensamento populacional causaria inúmeros problemas à região. Felipe Andrade, 37 anos, advogado e membro do ABA, comenta que a nova lei dá brecha para um crescimento populacional desenfreado.

“Fizemos um calculo por cima e, com essa nova lei, a população do bairro pode aumentar em 30 a 60 mil pessoas. Isso traz problemas como falta de agua, energia e até no tráfego. Estão fazendo a ponte estaiada pra melhorar o fluxo de veículos e querendo aumentar a população do bairro. Não tem infraestrutura que aguente”, afirma Felipe.

“Conforme a declividade, os prédios de maior altura (acima de 35 pavimentos) podem ocorrer nas imediações da Via Oeste, reduzindo gradativamente em direção à Av. Cassiano Ricardo”, apontou a Prefeitura em nota.

A prefeitura também que o projeto de urbanização prevê a reserva de um espaço de 56.000 m2 para área verde e de lazer, superior a metragem da Praça Ulisses Guimarães. Quanto ao sistema viário, a administração municipal disse que as avenidas deverão ter no mínimo 29 metros de largura e as ruas 18 metros. Também está previsto alargamento da Avenida Cassiano Ricardo, da Via Oeste e da Rua Benedito Ortiz Monteiro.

A Força Aérea Brasileira informou que é necessário um estudo específico do local para a liberação ou não da construção de prédios de maior altura.

lei_de_zoneamento_audiencia_publica

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.