Em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, a Prefeitura Municipal de Jacareí, por meio da Fundação Cultural de Jacarehy – José Maria de Abreu e da Subsecretaria de Igualdade e Direitos Humanos, realiza o Festival da Consciência Negra 2024. A celebração, que acontecerá na quarta-feira, a partir das 16h, no Pátio dos Trilhos (Praça Raul Chaves, 531 - Jardim Pereira do Amparo), trará uma programação gratuita que inclui shows, intervenções artísticas, rodas de samba e cultura popular.
+ Leia mais notícias da RMVale
+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp
O festival destacará dois grandes talentos locais: Cecília Militão, cantora renomada de Jacareí que ganhou projeção nacional no programa The Voice Brasil, e Betel, rapper de destaque na cena regional. Ambos, que representam a força e a identidade cultural negra local, farão apresentações no evento, que contará ainda com outras atividades culturais que exaltam a arte e a ancestralidade afro-brasileira.
“A valorização da cultura afro-brasileira em nossa cidade é uma forma de resgatar e fortalecer a herança cultural que nos transforma e une. A Consciência Negra é um movimento contínuo, de resgate e valorização das raízes que formam a nossa história,” afirma Marcelo Lima, presidente da Fundação Cultural de Jacarehy. “O festival é um momento para celebrarmos essa diversidade, reunindo toda essa rica contribuição cultural”.
O público também poderá desfrutar de uma feira de artesanato e de opções de alimentação e bebidas, que estarão disponíveis durante o evento, promovendo a integração cultural e a economia local. A locução ficará por conta de Andressa D’Carla, que conduzirá as atrações e interações com o público.
“O Mês da Consciência Negra é um período de celebrar a história afro-brasileira, momento de reforçar o combate ao racismo e discutir sobre a necessidade de medidas para eliminar a desigualdade racial. Pessoas pretas e pardas são 56% da população no Brasil , segundo dados do IBGE e, mesmo sendo a maioria em número, ainda em 2024, depois 136 anos pós a libertação dos escravizados que construíram o Brasil, sofrem discriminação, tem seus direitos negligenciados e a constante tentativa de apagamento da história.” ressalta Girlaine Dias dos Santos, secretária de Igualdade e Direitos Humanos de Jacareí.
A escolha do Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, homenageia Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares e símbolo da resistência negra no Brasil. Instituída nos anos 1970 pelo Movimento Negro Unificado, a data foi escolhida em oposição ao 13 de maio, que marcou a abolição da escravidão, mas não trouxe suporte ou inclusão real para os negros libertos.
Confira a programação completa:
Dia 19/11
19h Exposição Histórias Vestidas, de Bruna Souza
Local: Museu de Antropologia do Vale do Paraíba
Classificação: Livre
Dia 20/11
Local: Pátio dos Trilhos
16h - Samba ancestral com Dany Kriola
17h - Samba Amassa Barro com Mestre Aluandê
18h - Betel apresenta De Volta pra Base
20h - Cecília Militão canta Vozes Pretas
Começa a 38ª edição do Festivale nesta segunda-feira (18)
Evento acontece até o dia 24 de novembro
EDP promove campanha de negociação de débitos
Evento será entre 18 de novembro e 30 de dezembro
Contorno Sul da Tamoios é inaugurado nesta segunda-feira (18)
Viagem mais rápida entre Caraguá e São Sebastião
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.