A Prefeitura de Jacareí, por meio do Comitê Cidade Saudável, em conjunto com a Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP) e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), realiza o 1º Seminário Internacional Cidades Amigas das Pessoas Idosas da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte: Experiências Brasileiras, Portuguesas e Espanholas - O que elas têm em comum. Além integrantes brasileiros, a atividade contará com representantes de Portugal e da Espanha.
+ Leia mais notícias da RMVale
+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp
O evento acontece na quinta-feira (28), será online e aberto ao público, transmitido pela página da Univap no YouTube, e contará com palestrantes do Brasil, Portugal e Espanha. O link para inscrição pode ser acessado clicando aqui.
A Prefeitura de Jacareí contará com três representantes, Sanmya Tajra, Coordenadora Técnica do Programa Jacareí Cidade Saudável, e Márcia Rosa, Assessora na Secretaria de Saúde e a Lidiene Mota, Supervisora da Secretaria de Saúde. Elas participarão levando as experiências do programa empreendido pela Prefeitura, que tem o objetivo de favorecer a qualidade de vida e o bem-estar da população, por meio de ações intersetoriais em prol do envelhecimento saúde.
O Seminário busca alcançar os seguintes resultados:
Promover a troca de experiências entre os países e cidades que atuam com políticas públicas em prol do envelhecimento saudável;
Estimular o crescimento do Programa Cidades Amigas das Pessoas Idosas, conforme as diretrizes da Organização Mundial de Saúde;
Propor a constituição de uma Rede de Cidades Amigas das Pessoas Idosas na Região Metropolitana do Vale do Paraíba;
Refletir sobre diferentes formas de acompanhamento e monitoramento das ações das políticas em prol do envelhecimento saudável.
Segundo Sanmya Tajra, “o evento terá fundamental importância para discutir uma pauta que será presente ao longo de todo o século XXI: a transição demográfica decorrente do envelhecimento populacional e da baixa fecundidade, tornando-se necessário sensibilizar e mobilizar os diversos atores da sociedade para que possam atuar de forma integrada em prol do envelhecimento saudável, ativo e bem-sucedido”.
Sanmya destaca ainda que “Jacareí é a única cidade do Vale do Paraíba pertencente à Rede Global de Cidades Amigas das Pessoas Idosas e gostaria de ter os municípios da região como parceiros”.
Vale reforçar que de acordo com o censo de 2022, a população idosa no Brasil atingiu 15,8% da população e o Vale do Paraíba tem 16,90% da população com 60 ou mais anos. No Vale do Paraíba a cada 6 moradores, um pertence ao grupo 60+. É necessário que a discussão seja regional, de forma que as cidades possam pensar em soluções conjuntas.
Farma Conde Basketball recebe Caxias do Sul nesta quarta-feira (27)
Equipe vem de duas vitórias seguidas no NBB
Guará e Taubaté conhecem os adversários da Copa SP 2025
Grupos foram divulgados nessa semana pela Federação Paulista
Trabalhadores definem nova proposta para possível investidor da Avibras
Veja quais são as reivindicações
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.