Um golfinho (Steno bredanensis), conhecido como golfinho-de-dentes-rugosos, foi reinserido ao mar após 15 dias de tratamento no centro de reabilitação do Instituto Argonauta, em Ubatuba. A soltura ocorreu no início da manhã desta segunda-feira (23), na praia Perequê-Açu. Veja o momento no vídeo abaixo:
“É muito gratificante ver a dedicação de toda a equipe envolvida e comprometida em devolver o animal ao ambiente natural. Golfinhos são animais extremamente complexos, o que torna a recuperação ainda mais especial. Estamos muito felizes com o desfecho deste caso”, afirma Hugo Gallo Neto, oceanógrafo e presidente do instituto.
O caso teve início quando o animal foi encontrado encalhado na areia da praia e a equipe do instituto foi acionada por moradores para examinar e ajudar no resgate. Mas a decisão tomada foi de levar o golfinho a sede do Argonauta para a realização de exames.
Com apoio de uma equipe de especialistas e materiais, como um raio-x, vindos de São Paulo, foi realizado o diagnóstico de pneumonia, sendo necessário um tratamento especifico e delicado pela doença e pela espécie.
Ao fim, o animal reagiu muito bem aos procedimentos dos biólogos e veterinários, sendo planejado o seu retorno ao oceano para esta segunda, que foi realizado com sucesso. Foram mais de dez pessoas que auxiliaram no transporte e cuidado do animal desde a saída da sede do instituto até o acompanhamento da reinserção dele ao mar.
Equipe de mais de dez pessoas auxiliaram na soltura do golfinho
Divulgação/Instituto Argonauta
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.