Parte do encanto do Natal está nas luzes e enfeites que decoram as residências para celebrar uma das épocas mais esperadas do ano, mas é importante não esquecer da segurança neste momento. O consumidor precisa saber que a compra das decorações natalinas requer alguns cuidados para evitar riscos. A EDP, distribuidora de energia, aproveita o momento para reforçar os cuidados na compra e instalação desses equipamentos.
+ Leia mais notícias da RMVale
+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp
O primeiro alerta tem relação direta com a segurança. De acordo com o Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica 2024, elaborado pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), as residências continuam a representar quase 50% da totalidade das ocorrências de incêndios por sobrecarga de energia. Algumas das causas são superaquecimento de condutores elétricos mal dimensionados e as falhas no isolamento dos condutores. Estes aspectos, somados a questões como pontos inadequados de tomadas e uso incorreto de benjamins, correspondem a 63,2% do total de incêndios.
Por isso, os cuidados devem começar na hora da compra do material. O ideal é escolher itens de qualidade comprovada para garantir o melhor isolamento elétrico possível. Ao invés do “T” (benjamim), uma opção para ampliar as conexões é usar um filtro de linha (régua) certificado e com a devida proteção contra sobrecargas. Em relação aos pisca-piscas, a sugestão é investir naqueles com lâmpadas de LED, mais econômicas, eficientes, duráveis e, em função disso, mais ecologicamente corretas. Para instalações em áreas externas, sujeitas a chuvas ou alagamentos, os enfeites devem ser específicos para este tipo de ambiente.
O segundo alerta também tem relação com o aumento do consumo. Quanto maior a potência dos equipamentos adquiridos, maior será o consumo de energia. A dica é buscar uma avaliação da carga a ser empregada, utilizar tomadas exclusivas para aparelhos mais potentes e evitar deixar ligadas as luzes/decorações natalinas por longos períodos.
“É necessário conscientizar todos da família sobre a adoção de comportamentos seguros para prevenir acidentes e garantir um consumo eficiente de energia. Faça inspeções periódicas nas instalações elétricas, garantindo a integridade dos fios, tomadas e interruptores. Qualquer sinal de desgaste, fiação descascadas ou mau funcionamento, chame um eletricista para avaliar e corrigir o problema”, destaca Roberto Miranda, gestor da EDP.
Veja outras dicas para curtir o Natal de forma segura:
- Procure um eletricista caso queira caprichar na decoração. O profissional avaliará as instalações elétricas e realizará adequações se houver necessidade para ligar os enfeites;
- Muitas árvores de Natal são feitas de arame, e por ser altamente condutor de energia, esse material deve estar bem isolado para impedir energização acidental;
- Passar fios por baixo de tapetes ou por trás de cortinas aumenta o risco de acidentes e até incêndios;
- Durante a montagem da decoração, execute os trabalhos com os aparelhos desenergizados, piso seco e utilizando calçado;
- Jamais toque na iluminação natalina se estiver descalço, ou com os pés ou mãos molhadas;
- No caso da instalação externa, verifique a distância da rede de distribuição da concessionária;
- Para a decoração externa é necessário investir em equipamentos protegidos para evitar acidentes durante chuvas e ventos;
- Em caso de falta de energia, verifique primeiro o quadro interno de disjuntores antes de entrar em contato com a Distribuidora.
No caso de qualquer ocorrência com a rede de distribuição de energia elétrica, a EDP deve ser acionada por meio dos canais de atendimento:
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.