Por Meon Em RMVale

GM pede redução de salário, aumento de jornada e terceirização nas fábricas do Brasil

A pauta conta com 28 propostas e foi apresenta aos trabalhadores nesta quarta

trabalhadores_gm_sjc_foto_divulgacao_sindicato_dos_metalurgicos_lucas_lacaz

Trabalhadores do 1º turno durante assembleia nesta quarta-feira

Divulgação/Sindicato dos Metalúrgicos/ Lucas Lacaz

A General Motors negocia com os trabalhadores a redução de salário, aumento da jornada de trabalho e liberação da terceirização em toda a fábrica. O pedido, que inclui 28 tópicos, faz parte da estratégia de reestruturação da montadora no Brasil.

O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos apresentou a pauta aos trabalhadores do 1º turno em assembleia realizada na manhã desta quarta-feira (23), em frente à portaria da planta. 

 De acordo com a categoria, a proposta inclui a redução do piso salarial de R$ 2,3 mil para R$ 1,6 mil, implantação de banco de horas e da jordana de trabalho 12X36, liberação da terceirização em toda a fábrica, jornada intermitente e fim da estabilidade no emprego para lesionados.

Leia MaisProposta da GM para sindicato de São José dos Campos não envolve demissõesPrefeito não descarta fechamento, mas afirma que unidade da GM pode receber investimentos em São JoséSindicato reage à ameaça de saída da GM; montadora marca reunião para dia 22

Em comunicado enviado à imprensa, o vice-presidente do sindicato, Renato Almeida, afirma ser contrário à pauta.

“Os trabalhadores ficaram indignados com a proposta da GM. O Sindicato é contra a retirada de direitos e continuará com o processo de negociação, mas a decisão final caberá aos trabalhadores. Queremos tratar do assunto com total transparência e dando continuidade à luta por empregos e direitos”.

A pauta apresentada aos trabalhadores nesta manhã não foi votada porque, segundo a categoria, as negociações continuam. Uma nova rodada de negociação com a GM acontecerá ainda nesta quarta, às 14h, em Guarulhos (SP).

A unidade emprega cerca de 5.000 metalúrgicos -- cerca de 1.600 são do setor de autopeças. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.