RMVale

Gacc alerta para diagnóstico precoce no Dia Internacional do Câncer Infantil

Menino de 9 anos de idade ficou sem cortar cabelo durante 2 anos para doar mechas à ONG que fabrica perucas

Escrito por Ana Ligia Dal Bello e Samuel Strazzer

16 FEV 2022 - 19H26 (Atualizada em 16 FEV 2022 - 19H42)

Reprodução

O Hospital Gacc Vale (Grupo de Assistência à Criança com Câncer) alertou para a importância do diagnóstico precoce do cancro no Dia Internacional do Câncer Infantil, celebrado anualmente em 15 de fevereiro.

Leia MaisApós tempestade, ONGs e movimentos sociais fazem campanhas de doação a Petrópolis; saiba como ajudarSão José: shopping a céu aberto no Urbanova deve ser inaugurado até junhoNo Brasil, o câncer infantojuvenil é a primeira causa de morte por doença entre crianças e jovens de um a 18 anos, mas, se diagnosticado precocemente e completamente em centros hospitalares especializados, as chances de cura podem passar de 80%.

Referência no Estado de São Paulo, o Gacc tem exames de alta tecnologia, como os biomoleculares, para crianças e jovens de zero a 18 anos que tenham suspeita de qualquer tipo de câncer, seja hematológico (no sangue), tumores sólidos e tumores de sistema nervoso central que necessitam de neurocirurgia.

O hospital atende pacientes do SUS, que correspondem a 80% dos atendimentos, e pacientes de convênios particulares, sem fila de espera para consultas, internações ou outros tipos de atendimento.

Doação de cabelo

Embora nem todas as meninas prefiram usar peruca durante o tratamento, a doação de madeixas ainda é comum e várias crianças aderem. Há dois anos, quando assistiu a uma reportagem sobre a menina com câncer, cujo sonho era receber uma peruca, Antônio, de nove anos de idade, prometeu a si mesmo que deixaria seu cabelo crescer para doá-lo. E assim fez.

Divulgação
Divulgação


“Pensei que era uma brincadeira, mas, de fato, ele colocou aquilo na cabeça e ficou sem cortar durante aqueles dois anos. Minha maior surpresa foi no começo de fevereiro, ele entrou na internet e viu que o Dia do Câncer Infantil era no dia 15 de fevereiro decidiu cortar no dia 15, justamente para doar esse cabelo. Me surpreendeu, surpreendeu a todo mundo porque não foi uma coisa que eu, mãe, incentivei, falei para fazer; foi ele que quis cortar o cabelo, fazer a doação, deixar crescer”, relatou Juliana, mãe do Antônio.

Divulgação
Divulgação


Na quinta-feira (17), a mãe de Antônio vai levar as mechas de cabelo à ONG Casa Rosa, em São José dos Campos, que recebe doações e oferece gratuitamente lenços e perucas para pessoas em tratamento quimioterápico. São necessários vários cortes de cabelo para fazer uma única peruca, além do custo para a fabricação. Quando alguma menina deseja uma peruca, a Casa Rosa doa o item para o GACC.

Os contatos da Casa Rosa para mais informações são: (12)3941-9025 l (12) 99713-7376 ou Instagram @casarosasjc_

Para contribuir ou se informar sobre o Gacc Vale, acesse o site do grupo ou as redes sociais @gaccvale .


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Ana Ligia Dal Bello e Samuel Strazzer, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.