RMVale

Fundação Pró-Lar Entrega 11 novas casas em Jacareí

Famílias estavam em situação de vulnerabilidade

Escrito por Meon

28 MAR 2025 - 19H00

Divulgação

A Fundação Pró-Lar de Jacareí entregou, nesta sexta-feira (28), 11 novas casas no bairro Jardim Sant’Anna do Pedregulho, voltadas para famílias que foram removidas de áreas de risco no município. As moradias são resultado de um programa habitacional que acolheu essas famílias por meio do Auxílio-Aluguel, garantindo uma nova oportunidade para um recomeço seguro.

+ Receba as notícias do dia - Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp

Entre as moradoras, Eni Luiz de Oliveira não conseguiu conter a emoção ao receber as chaves de sua nova casa. "Meu coração está até disparado. Que emoção, que alegria. Agora é vida nova daqui pra frente. Estou muito feliz", disse, visivelmente emocionada, ao compartilhar que vai morar com seu neto de 19 anos. Outra moradora, Erika Moreira, também estava radiante. Ela acompanhou a cerimônia com seus três filhos e declarou: "É uma benção. A casa ficou linda, aconchegante e acomodou todos da família."

As obras no bairro Sant’Anna do Pedregulho, realizadas pela empresa Martins Construções, tiveram início há dez meses e exigiram um investimento de R$ 2.223.041,79. Cada uma das 11 casas possui 56,70 m² de área construída, com sala, cozinha, dois dormitórios, banheiro e área de serviço coberta. As casas são independentes, com portões sociais e para veículos, além de janelas de alumínio e portas internas de madeira, oferecendo mais segurança e conforto aos novos moradores.

O prefeito Celso Florêncio e vereadores estiveram presentes na entrega, ressaltando a importância da habitação como prioridade para a gestão municipal. O prefeito ainda destacou o compromisso da administração com a construção de mais unidades habitacionais e enfatizou a importância de garantir um lugar digno e seguro para as famílias.

Alexsandro Quadros, presidente da Fundação Pró-Lar, explicou que das 11 casas entregues, dez são destinadas a famílias removidas da área de risco do Bela Vista I, que sofreram desmoronamento em 2019. O processo de remoção foi realizado de forma emergencial, com apoio de diversas secretarias, e desde então essas famílias estavam sendo atendidas pelo programa Auxílio-Aluguel. Agora, com a entrega das novas casas, o objetivo é garantir uma moradia definitiva e segura para essas pessoas.

A entrega das casas no bairro Sant’Anna do Pedregulho também representa um marco importante para as famílias que residiam no Núcleo Urbano Informal “Bela Vista I”, na Rua Quatro, que já estava sendo regularizado. A remoção das famílias foi decidida após a constatação de riscos geológicos na área, especialmente após as chuvas de 2019, quando uma das casas chegou a desmoronar.

+ Receba as principais notícias do dia - Clique AQUI

Agora, as famílias que receberam as novas casas devem seguir as orientações para a manutenção dos imóveis, que são cedidos por um período indeterminado, com a possibilidade de doação gratuita após cinco anos. O objetivo é garantir que as famílias tenham um lar seguro e com condições de viver dignamente.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.