Por Idelter Xavier Em RMVale

Procura por vagas movimenta unidade da GM em São José

Alguns candidatos já estão realizando exames e dinâmicas em grupo

20160721_gm3

Movimentação intensa em frente à portaria 4 da GM em São José dos Campos

Idelter Xavier/Meon

O fluxo de pessoas entregando currículos na portaria da GM (General Motors) de São José dos Campos é intenso, desde que o Sindicato dos Metalúrgicos anunciou a contratação de 550 funcionários, na noite da última terça-feira (19).

Os metalúrgicos da GM participaram de uma assembléia na manhã desta quinta-feira (21) e aprovaram o acordo entre o Sindicato e a empresa para a contratação dos novos funcionários, que será necessária para adequar a produção da S10, que está com alta demanda no mercado nacional e internacional.

Os interessados devem se deslocar pessoalmente até a portaria 4 da empresa. No local existem duas urnas, para aposentados e não aposentados, onde devem ser deixados os currículos. Também é possível cadastrar o currículo no site da GM.

20160721_gm

Urnas para cadastrar currículo

Idelter Xavier/Meon

“A atual situação do país não é boa e as coisas não estão fáceis. Uma vaga em uma empresa como a GM vale ouro hoje em dia, por isso tem bastante gente vindo aqui”, diz Djalma de Oliveira Chaves, 45 anos, morador da zona leste de São José dos Campos e desempregado há um ano e dois meses.

“Eu trabalhei por dez anos como frentista em um posto, mas tive que sair do emprego pra ajudar a cuidar da minha esposa, que ficou doente. Já espalhei currículo por toda a cidade e, mesmo com dez anos de experiência, nem em postos de gasolina eu estou conseguindo”, finaliza Chaves.

Conforme acordado com o sindicato, 30% das vagas serão destinadas a ex-funcionários da montadora. As contratações são temporárias, podendo haver efetivação após o vencimento do contrato, dependendo de negociações da GM com o sindicato. O contrato é de doze meses, com salário de R$ 2.300,00.

“Estou há um mês desempregado. Eu trabalhava em uma fábrica de embalagens em Jacareí, teve um corte de funcionários e eu acabei indo embora no meio. Fiquei sabendo por meio de uma amiga, de que a GM está pegando, então vim aqui deixar meu currículo”, explica o paraguaio Fabian Lopes, de 21 anos, morador de Jacareí.

Outra assembléia está marcada com os funcionários para às 14h30, destinada para os funcionários do segundo turno. Ao todo, cerca de 800 novas vagas foram abertas desde maio. Os novos trabalhadores irão atuar na produção da picape S10 e nos setores de Powertrain (motores), Transmissão, Injetora, Estamparia e Manuseio da fábrica.

Exames e dinâmicas

Leia MaisTrês são detidos por furto à residência na zona leste de São JoséComerciantes alegam que não foram consultados sobre projeto em avenidaMetalúrgicos aprovam acordo para a contratação das 550 vagas na GM

Enquanto a movimentação para deixar os currículos era intensa na manhã desta quinta-feira (21), algumas pessoas formavam uma fila separada dos demais. Isso porque os primeiros candidatos já estão sendo chamados para realizar exames médicos, dinâmicas em grupo e para entregar a documentação necessária.

Este é o caso de Pedro Paulo, de 25 anos, que está desempregado há seis meses. “Eu entreguei o currículo aqui na GM no finalzinho de maio, depois que meu padrinho, que é funcionário, avisou que estavam surgindo boatos da contratação. Já fiz exames médicos e participei de dinâmica de grupo, parece que hoje é só deixar a documentação aqui. Agora é aguardar”, informa.

Ainda não há previsão de quando os novos funcionários irão começar a trabalhar. A GM informou que não vai comentar sobre as contratações.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Idelter Xavier, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.