RMVale

Filhotes de 'pantera negra' nascem em projeto de conservação em Taubaté

Os filhotes são um macho chamado Naveen e uma fêmea chamada Tiana

Escrito por Meon

01 FEV 2025 - 12H38 (Atualizada em 01 FEV 2025 - 17H11)

Reprodução

O projeto Selva Viva, em Taubaté, no interior de São Paulo, anunciou nesta sexta-feira (31) que dois filhotes de 'pantera negra' nasceram no local. O nascimento é considerado raro, já que a espécie está em extinção.

Os filhotes são onças-pintadas negras, filhos da onça-pintada Suri e do 'pantera negra' Zulu - que também é uma onça-pintada, mas com coloração diferenciada - leia mais abaixo.

Suri e Zulu passaram a conviver juntos em março do ano passado, com o objetivo de procriar, como forma de perpetuar a espécie em cativeiro, diante da preocupação com a conservação das onças-pintadas.

O termo ‘pantera negra’, na realidade, não se refere a uma espécie. Segundo especialistas, é um termo usado para qualquer felino com uma alteração genética que provoca coloração melanística preta. No caso dos filhotes que nasceram em Taubaté e do pai deles, se tratam de onças-pintadas.

De acordo com o Selva Viva, os filhotes Naveen e Tiana nasceram no dia 11 de janeiro. Eles nasceram saudáveis, mas não conseguiram ser amamentados pela mãe e agora estão recebendo cuidados dos veterinários do projeto de proteção animal.

Com isso, os veterinários do local estão responsáveis por alimentar os filhotes, em um trabalho de revezamento que acontece 24 horas por dia, já que a amamentação é feita em intervalos curtos de horas.

Os filhotes têm apenas 20 dias de vida e ainda não podem ser expostos ao público. Eles estão sendo tratados por uma equipe multidisciplinar, com calma, para que se desenvolvam bem.

Se tudo ocorrer dentro da normalidade, a expectativa é que a visitação aos filhotes seja liberada a partir do dia 20 de fevereiro, quando eles já terão completado cerca de 40 dias de vida.

A gestação da Suri foi considerada padrão, já que as onças costumam parir entre um e três filhotes. A gestação de um animal desse porte pode durar até 120 dias.

Maior felino da América do Sul, na fase adulta a onça-pintada pode pesar até 135 quilos.



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.