Por Vinicius Assis Em RMVale Atualizada em 29 SET 2020 - 16H15

Filhote de baleia jubarte é encontrado morto em praia de Ilhabela

O animal estava enrolado em uma rede de pesca, mas ainda passará por necropsia

Divulgação/Instituto Argonauta
Divulgação/Instituto Argonauta


Um filhote de baleia jubarte foi encontrado morto, na tarde desta segunda-feira (28), na praia  da Armação, em de Ilhabela. O animal estava enrolado em uma rede de pesca, mas as causas da morte ainda serão apuradas. A espécie tem o hábito de migrar e passar pelo Litoral Norte do estado.

De acordo com o Instituto Argonauta, que monitora os animais marinhos da região, o animal foi encontrado por banhistas, ao norte do arquipélago. O filhote de jubarte estava preso a uma rede de pesca e na faixa de areia quando foi encontrado.

O filhote media cerca de 4,5 metros de comprimento e pesava uma tonelada. Apesar de ter sido encontrado enrolado em uma rede de pesca, ainda não se pode afirmar que isso causou a morte do animal. Ainda assim a hipótese mais provável é que o animal tenha ficado exausto tentando se livrar da rede e não resistiu. Ele passou por necrópsia no local e foi enterrado na praia com ajuda da prefeitura da cidade.

Agora, os especialistas do instituto vão analisar as amostras retiradas do animal durante a necrópsia. 

Durante os meses de junho a outubro é comum encontrar baleias jubartes na região. Durante o inverno a espécie sai das águas polares e buscam a zona tropical, como o arquipélago de Abrolhos, na Bahia, para se alimentar e reproduzir.

Esses animais se alimentam majoritariamente de pequenos peixes e crustáceos. Elas se localizam por sons, que podem ser ouvidos por outras baleias até 3 mil km de distância.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Vinicius Assis, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.