Na manhã deste sábado (27), uma família flagrou mais uma caso de falsa aplicação da vacina contra a Covid-19 em um idoso na cidade de Jacareí - o caso aconteceu no Educamais. Essa é a segunda vez que um fato como esse ocorre. O primeiro caso de vacinação falsa aconteceu em no dia 19 de março com uma idosa de 73 anos.
No vídeo postado nas redes sociais, é possível ver o momento em que a enfermeira enfia a agulha no braço do idoso, mas não aplica a dose do imunizante. Em seguida ela tira a agulha com todo o líquido contido na seringa, sem concluir a vacinação.
O filho do senhor Amauri de Oliveira Nery, de 70 anos, Amauri Nery Junior, de 41 de anos, contou que ficou duas horas na fila da vacinação no drive thru. Na hora da aplicação Amauri decidiu filmar para registrar o momento e por segurança, porque já havia ouvido histórias de falsa aplicação de vacinas.
“Na hora eu percebi que não tinha vacinado, fiquei na dúvida, só que a mulher foi muito rápida, fiquei olhando para o vídeo e de repente ela foi embora muito rápido. Eu chamei uma outra enfermeira, pedi para ela ver o vídeo e ela confirmou que tinha sido vacinado sim. Eu fiquei na dúvida, perguntei para o meu pai, ‘pai, você viu se foi vacinado? ’. Ele achou que tinha sido vacinado sim. Fui embora para a casa e deixei ele na casa dele”, contou o filho.
Porém, ao chegar em casa e mandar o vídeo para as irmãs, esposas e outros parentes, Amauri contou que todos perceberam que havia algo de errado e tiveram a impressão de que o idoso não havia sido vacinado. Com isso, o filho foi na delegacia prestar ocorrência da falsa aplicação da vacina.
Em seguida, a Secretaria de Saúde ligou para o filho do senhor Amauri e constataram que o idoso não havia tomado a vacina. Com isso, solicitaram que o senhor voltasse para o Educamais para ser vacinado de fato. Conforme vídeo, o idoso foi corretamente vacinado na volta ao local de vacinação.
O prefeito de Jacareí, Izaias Santana, emitiu nota lamentando o acontecimento: “Em meio ao misto de tristeza, por perdermos tantos entes queridos, e de esperança, por vacinarmos mais de 10% da população, lamentamos informar mais um caso de procedimento de vacinação dado como concluído pela Auxiliar de Enfermagem, que, constatou-se, posteriormente, pela verificação da filmagem, não fora finalizado. ”
O prefeito contou que a profissional era temporária e já foi demitida e a Secretaria de Saúde já se dirigiu à Polícia para abertura de inquérito para apurar os motivos e as circunstâncias da falsa aplicação.
Além disso, Izais solicitou para que os munícipes de Jacareí ajudem a prefeitura observando os protocolos durante a vacinação. Alertou para que as pessoas verifiquem a seringa com líquido antes da aplicação e constatem que a seringa esteja sem líquido após a aplicação e antes do descarte. Esse trabalho irá evitar que novas falsas aplicações aconteçam.
Evo Morales tem prisão decretada pela Justiça da Bolívia
Ex-presidente é acusado de tráfico de pessoas
Governo cancela Bolsa Família para 1.199 políticos eleitos nas eleições de 2024
Medida determina corte de benefícios a partir de 2025
Aliada de Trump vai liderar subcomitê sobre relações ocidentais
Maria Elvira Salazar é conhecida por críticas a Alexandre de Moraes
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.