Na madrugada desta sexta-feira (14), moradores de diversas cidades do Vale do Paraíba e do Litoral Norte foram surpreendidos por um alerta inesperado em seus celulares. O aviso, enviado para dispositivos Android, indicava um suposto terremoto no oceano, a 55 km de Ubatuba, no litoral paulista. No entanto, órgãos oficiais descartaram qualquer atividade sísmica na região.
+ Leia mais notícias da RMVale
+Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp
A Defesa Civil de São Paulo afirmou que não emitiu nenhuma notificação sobre o tremor e que não há registros de ocorrências relacionadas. Especialistas da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade de Brasília (UnB) também confirmaram que não houve registro de abalos sísmicos na área.
O alerta pegou moradores de surpresa e gerou apreensão. Em São Sebastião, Renato Cavalcanti contou que se deparou com a notificação ao acordar de madrugada. “Nunca tinha visto esse tipo de aviso antes. Parecia indicar um tremor em alto-mar”, relatou.
Em São José dos Campos, Clevereson Santos recebeu o alerta ao chegar do trabalho e se preocupou com a possibilidade de um evento sísmico. “Fiquei surpreso ao ver a notificação no celular. Espero que tenha sido apenas um erro”, disse.
Moradores de outras cidades da região, como Taubaté, Caçapava, Potim e Atibaia, também relataram o recebimento do aviso. Rosimeire Dias, de Taubaté, disse ter ficado intrigada ao ver a notificação assim que acordou. Já Elizete Alves, de São José dos Campos, confessou que o alerta lhe causou preocupação.
Apesar do susto, autoridades reforçam que não há motivo para alarde e que o caso segue sem explicação oficial sobre o motivo do envio da notificação.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.