Na próxima terça-feira (19), a Estrada de Ferro Campos do Jordão (EFCJ) receberá os alunos da escola municipal Frei Orestes Girardi, a última turma de alunos de 2024 do projeto educacional “Trilhos Pedagógicos – História e Cidadania”, em Campos do Jordão. Poucos dias antes, a ferrovia terá completado 110 anos de sua inauguração, ocorrida em 15 de novembro de 1914.
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O projeto educacional é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Campos do Jordão e atende alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas do município, onde os estudantes conhecem a história centenária da EFCJ e informações sobre meio ambiente, transportes e segurança no entorno da ferrovia. Neste ano, entre os meses de agosto e novembro, foram recebidas na Estrada de Ferro 22 turmas, de nove escolas, com um total de 475 alunos e seus respectivos professores e auxiliares.
As visitas ocorrem sempre às terças-feiras, com uma turma no período da manhã e outra à tarde. Dias antes da visita, os alunos têm o primeiro contato com a história da ferrovia em sala de aula. Ao chegarem à Estrada de Ferro Campos do Jordão, os estudantes são guiados pelo Centro de Memória Ferroviária e seu acervo com objetos e documentos históricos e um trem movido a gasolina de 1917. Em seguida, embarcam em um bonde elétrico da década de 1930, realizando o passeio de ida e volta entre a estação Emílio Ribas, na vila Capivari e o portal da cidade.
A ação educacional é realizada em Campos do Jordão desde 2023 e a previsão é que volte a ocorrer no próximo ano. Ela também foi realizada em Pindamonhangaba entre 2017 e 2019. Ao todo, mais de 5.000 alunos foram atendidos no projeto desde 2017.
Estrada de Ferro de Ferro Campos do Jordão 110 anos – Diferente da maioria das ferrovias, criadas com objetivos comerciais ou de expansão territorial, a Estrada de Ferro Campos do Jordão foi inaugurada em 15 de novembro de 1914 para proporcionar uma via de acesso para enfermos que buscavam tratamento contra a tuberculose, doença que causou epidemias no país no século XIX e início do século XX. Nessa época, médicos viam no clima de Campos do Jordão qualidades terapêuticas que favoreciam a recuperação de pessoas que sofriam com essa enfermidade.
Antes da Estrada de Ferro, a travessia do Vale do Paraíba para o alto da Serra da Mantiqueira era realizada a pé ou sobre animais através de trilhas muito precárias. Em 1924, a ferrovia foi eletrificada, substituindo as locomotivas a vapor e os trens a gasolina por automotrizes e bondes elétricos. Com o avanço da medicina, remédios e vacinas foram descobertos e, com o tempo, a Estrada de Ferro Campos do Jordão foi se transformando em uma ferrovia com vocação turística e atualmente é um dos principais atrativos turísticos da região, com 132.439 passageiros transportados em 2023.
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