Por conta da pandemia do novo coronavírus, muitas empresas, pequenos e grandes negócios enfrentaram dificuldades e tiveram que abrir mão de alguns de seus profissionais.
Um levantamento feito pela consultoria Consumoteca mostrou que no último mês, dois em cada dez trabalhadores perderam seus empregos no Brasil.
Quem continua no trabalho, pode estar inseguro, ou até mesmo, repensando seu lugar no mercado.
Pensando nisso, o Portal Meon entrevistou profissionais com experiências em Recursos Humano, mentorias e coaching, e reuniu algumas dicas para aperfeiçoar seu currículo, durante este período.
Anelise Rodrigues, gerente de Recursos Humanos na start-up Guichê Virtual, afirma que "Mesmo com a quarentena, há empresas contratando. Explore bem as redes sociais, agências de emprego on-line e o Linkedin, uma ótima ferramenta para te apoiar nesse momento”.
Ela aconselha a não exagerar no design, preferir currículos básicos, limpos, com destaque para as informações mais relevantes da sua área de atuação.
A dica é:
"Inicie com dados pessoais, formação acadêmica e breve resumo do seu trabalho em cada uma das empresas pelas quais você passou.
Coloque tópicos, para facilitar o entendimento por parte do recrutador.
Caso você ainda não tenha muita experiência na profissão, procure destacar trabalhos voluntários que tenha feito.
Vale até mesmo colocar um freelance ou algum trabalho informal”, diz.
Por último, Anelise diz que apesar do momento delicado, não é aconselhado mencionar nada a respeito desta fase em seu currículo. "Limite-se a fornecer as informações de um currículo padrão”.
Cássia Bordini Cintra, diretora da Cintra RH, reitera que o currículo independe do período em que estamos.
“É uma forma de nos apresentarmos, ela deve sempre buscar trazer elementos que expressem quem somos e as possibilidades de agregar dentro de um ambiente profissional”, afirma.
Ela pontua três principais dicas ao montar um currículo: objetividade, simplicidade e formalidade - com exceção de áreas que tem o olhar mais voltado a criação.
Outra coisa importante é criar uma estratégia de abordagem do mercado, isto é, mapear algumas empresas que você tem interesse, buscar contatos que possam ter informações complementares ou pessoas que trabalham ou já trabalharam neste local.
“Não é pra pegar o currículo e sair enviando. É preciso criar uma rotina, dedicar um tempo pra você se posicionar enquanto profissional, atualizar suas informações nas suas mídias sociais, se cadastrar em sites de empresas”.
Cassia também alega que o network é uma ferramenta muito importante nesse momento. Fazer contato com pessoas que você estudou ou já trabalhou é importante para sinalizar para o outro que você está disponível.
Por fim, aconselha "Carreira é pra vida, não é só pra momentos de crise, ou que a gente está olhando o mercado. Trata-se de uma gestão, que inicialmente demanda um tempo maior, mas a medida que você vai estruturando tudo isso, vai poder fazer acompanhamentos e ter sucesso”.
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