Um grupo de mais de 70 estudantes do Ensino Fundamental estará reunido virtualmente, entre os dias 25 e 26 de setembro, para participar da edição 2020 dos eventos PoliONU Teen e Fórum Social, organizados, respectivamente, por alunos do 9º e 8º ano do Colégio Poliedro de São José dos Campos, com a participação dos alunos da unidade de Campinas.
Ambos os projetos buscam contribuir para o desenvolvimento da consciência cidadã e do senso de empatia ao mostrar como alguns problemas do nosso e de outros países podem afetar, direta ou indiretamente, toda a sociedade. O desenvolvimento acadêmico também é beneficiado pelas iniciativas.
O PoliONU Teen é uma simulação estudantil da Organização das Nações Unidas (ONU) totalmente organizada por alunos, sob a orientação de professores e da coordenação pedagógica, que estimula o debate e a criação de soluções para as diversas questões da atualidade, desenvolvendo habilidades como oratória, argumentação, resolução de conflitos, consenso e trabalho em equipe. Trata-se de um espaço de discussão que visa a apresentar novas ideias que prezam pelo apoio e bem-estar comum.
Neste ano, os alunos formarão equipes para representar o Comitê de Direitos Humanos (CDH), a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Entre os temas abordados, estão: “A violação aos direitos humanos dos povos indígenas e nômades”; “Escravidão moderna e a violação dos direitos humanos nas relações trabalhistas atuais”; e “A ausência de direitos humanos nas favelas ao redor do mundo”.
O PoliONU Teen tem ainda a tradição de executar algumas atividades culturais com o intuito de criar um clima de descontração e aproximar os participantes. Neste ano, a programação incluirá lives musicais e espaços para que os alunos mostrem os seus talentos.
Simultaneamente ocorre o Fórum Social, simulação do encontro internacional articulado pela sociedade civil para discutir questões relacionadas ao meio ambiente, economia e, sobretudo, à superação das desigualdades sociais. O debate é realizado por alunos do 8º ano, que, neste ano, vão abordar os temas: “Princípios democráticos e justiça social” e “Crise e (r)evolução: qual planeta queremos para o futuro?”.
Segundo Flávio José dos Santos Lima, coordenador do Ensino Fundamental do Colégio Poliedro de São José dos Campos, os projetos buscam incentivar o protagonismo dos jovens para que reflitam sobre grandes questões contemporâneas a partir de um ponto de vista diferente. "Os participantes percebem que há muito além da sua própria realidade, seguindo uma linha de raciocínio alternativa. Então, as iniciativas ampliam a tomada de consciência de uma cidadania global, reforçam o posicionamento crítico e estabelecem o contato do aluno com temas políticos, que passa a querer fazer algo que impacte positivamente a sociedade".
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