Por Vinicius Assis Em RMVale Atualizada em 20 AGO 2020 - 12H48

Entenda como funciona uma "vaquinha" virtual de forma segura

Em São José, um morador de rua que sofreu uma ação excessiva por parte da Guarda Municipal, vai receber uma boa ajuda financeira com doações feitas nessa modalidade

Reprodução
Reprodução
No site é possível doar para várias causas


Quando surgem as crises também surgem ondas de solidariedade. Basicamente é assim que funcionam os financiamentos coletivos ou simplesmente as vaquinhas online. Pessoas comuns se unem a outras, para ajudar financeiramente algum projeto ou causa que considerem importante para a sociedade.

Em uma explicação simples, o financiamento coletivo nada mais é do que uma arrecadação financeira, onde várias pessoas se juntam para doar a quantia que podem para alguma causa. O ato sempre foi muito comum entre amigos e chegou ao Brasil aproximadamente em 2009, quando as transações financeiras pela internet foram facilitadas. Nas plataformas para doações é possível conhecer vários pedidos de ajuda financeira.

Um dos casos que ficou em evidência na região no últimos dias foi a do Jadir Santana, morador de rua de 56 anos, que foi vítima de uma ação excessiva da Guarda Civil Municipal ao tentar entrar no Mercado Municipal De São José dos Campos com a cachorrinha Isabela.

Casos como o do Jadir e outras tantas situações que despertam comoção, acabam gerando uma onda de solidariedade.

Comovidos com a história da dupla, uma conta em um site de financiamento coletivo foi criada para ajudar. A meta é de R$ 200 mil, e em poucos dias o valor doado já chega a pouco mais de R$ 151 mil. Com o dinheiro Jadir deve conseguir uma casa para morar e dar início ao sonho de ter um lava-rápido.

No site Vakinha é possível encontrar várias situações para ajudar com qualquer quantia. A maioria dos pedidos tem uma causa social, desenvolvimento de produtos, criação de empresas, realização de festas e muitos outros. No endereço online é possível pesquisar por pedidos e conhecer mais sobre a solicitação.

Na plataforma é possível acompanhar quanto a campanha desejada já arrecadou, quem doou e quanto doou, mas esses dois últimos também podem ficar ocultos caso seja o desejo do doador. Ainda assim todos podem ter acesso ao motivo da campanha e entrar em contato com o organizador. Caso haja a suspeita de que alguém esteja se aproveitando da boa vontade de outras pessoas para receber doações para alguma causa considerada indevida, é possível denunciar a vaquinha para os administradores da página.

Atualmente não existem dados sobre quantas pessoas já doaram em vaquinhas online ou quanto foi arrecadado nessa modalidade. Existe um projeto de lei na Câmara dos Deputados que regulamenta as doações, mas ainda não há uma data para ser votado. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Vinicius Assis, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.